Brígida Lima Magalhães
Profa. SEMEC-CAXIAS/MA
Especialização
em Currículo e Avaliação na Educação Básica – CESC/UEMA
Raimunda Nonata Paiva Andrade
Profa. SEMEC-CAXIAS/MA
Especialização em Currículo e Avaliação na Educação
Básica – CESC/UEMA.
Jackson dos Santos Ribeiro
Professor Adjunto I na Universidade Estadual do
Maranhão - UEMA
Doutor em História Social da Amazônia – UFPA
Resumo: O Estado do Maranhão
desde o período colonial, até os dias atuais sempre existiram conflitos
agrários pela posse de terras. Nesta perspectiva, a pesquisa aborda sobre a
temática a resistência do povoado Nova Chapada pela posse da terra. Tendo como objetivo geral: refletir sobre as
lutas e conquistas pela posse da terra do referida povoado; apontar a
relevância das lideranças da comunidade para a conquista dos direitos,
caracterizar a dinâmica social do povoado Nova Chapada e identificar as
conquistas da comunidade investigada. Quanto ao percurso metodológico da
pesquisa fundamenta-se numa perspectiva qualitativa, fazendo- se uso da
pesquisa bibliográfica. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista
semiestruturada com as lideranças locais e moradores que residem a mais tempo
na referida localidade. O mesmo está ancorado
em autores como: Pesavento (2004), Rodrigues (2010), Candido(1987),
Tourane(2003), Gonh (1997), Camacho(1987), Melucci (1999), Doimo(1995) e
Lakatos (2003). A partir dos estudos realizados da pesquisa, aponta que os
movimentos sócias contribuíram de forma significativa para conquista de
direitos sobre a posse do referido povoado bem como a garantia de outros
direitos tais como: escola posto médico (UBS).
Palavras-Chave: Conflitos
Agrários. Povoado Nova Chapada.
Lideranças Políticas.
Introdução
Ao estudar sobre a
história agrícola brasileira percebe-se que existe um abismo entre trabalhador
versus distribuição de terras geralmente têm acesso às mesmas ainda é
privilégio de quem tem poder e dinheiro e só as possui quem tem esses dois
itens. Com relação à mobilidade espacial
da produção sobre a ótica da localização Rural e Urbana entre os anos de 40 a
80 existiam a verdadeira intenção das duas conforme salienta Rossi:
Ampliação das relações
capitalistas no campo desestruturando as antigas relações tradicionais de
trabalho a parceria ou arrendamento a mecanização da agricultura e substituição
da lavoura por pastas e a grande especulação Imobiliária foram as causas que
estimularam a fuga da população do campo para as cidades. (ROSSI, 2003.p10).
Isso significa que as condições não são as
mais favoráveis para que o homem do campo permaneça no seu local de origem e
que o problema está exatamente na política adotada segundo Gonçalves: o padrão de desenvolvimento Agrário atual é
socialmente excludente pois a seco ainda mais a diferenciação entre os
agricultores já que poucos foram favorecidos muitos desapareceram pois perderam
suas terras e uma quantidade também grande continuou sobrevindo no caminho do
Campo porém de maneira cada vez mais Marginal (GONÇALVES, 2009,p.32).
Há portanto dois
modelos de produção agrária um deles o dominante o modelo agroexportador
baseado na lógica neoliberal e no livre comércio na privatização e na
mecanização da terra utilização em grande quantidade de água das matas na pesca
das sementes do conhecimento e da vida social esse modelo intensivo está
causando danos ao meio ambiente e à saúde desestruturando Agricultura Familiar.
Outro modelo é baseado
na agricultura familiar e na soberania alimentar pelo contrário prioriza a
produção local para os mercados locais e nacionais e utiliza a prática de
produção baseada no comércio local ou seja a partir da produção de culturas em
pequena escala com a predominância do trabalho familiar com baixa mecanização
com base na biodiversidade e sem utilização de agrotóxicos.
A emancipação das classes
trabalhadoras queria ver a ser conquistada pelas próprias classe trabalhadora
que a luta pela emancipação das classes trabalhadoras não significa luta por
privilégios e monopólios de classe e sim uma luta por direitos e deveres iguais
bem como a abolição de todo domínio de classe (MARX E ENGEL,2007, p.107).
Partindo dessa premissa
é interessante frisar que sou a partir dessa tomada de consciência é que irão
melhorar as condições de vida dos Camponeses daí a relevância de sua
participação na luta por reforma agrária e isso ocorrerá quando os mesmos
estiverem organizados em prol de um objetivo comum.
Enfim os movimentos de
camponeses pescadores povos indígenas trabalhadores rurais e comunidades
raciais socialmente excluída estão cada vez mais vivos bem organizados e mais
preparados do que nunca opondo-se ativamente ao modelo destrutivo dominante no
transcurso da história os Camponeses pescadores trabalhadores rurais e povos
indígenas desenvolveram minerais de produzir alimentos de relacionar-se com a
natureza que se baseia no Cuidado da terra da água nas sementes dos animais e
da própria vida.
Hoje os diferentes
movimentos e cobram a memória da luta de seus povos contra a opressão reafirmo
suas raízes e suas culturas se preparam e capacitam para se organizar lutar
construindo as alianças que são necessárias para conseguir uma reforma agrária
autênticas adaptadas às necessidades de cada povo.
A
afirmação do Campesino enquanto ato político
O povoado nova chapada 3º distrito de Caxias
povoado nova chapada está localizado no terceiro distrito de Caxias enviar na
rodovia ma-101 a 17 Km da sede deste município,
no qual está situada a unidade integrada Municipal São Raimundo, há um
posto médico, capela Nossa Senhora da Conceição que faz parte da Paróquia Nossa
Senhora de Nazaré da cidade de Caxias,
um salão de festa que se chama Chapadão Auto Esporte, onde ocorre o
grande campeonato de futebol envolvendo diversos times da localidades vizinhas
e uma associação dos trabalhadores rurais.
Atualmente existem no
povoado, em média, 60 famílias que vivem da agricultura de subsistência
produzindo arroz, feijão, milho, mandioca e melancia, sendo que, segundo
informações dos moradores, existem alguns que trabalham na cerâmica de tijolos
denominada de Vitória.
Segundo informações de
moradores mais antigos, através de depoimentos do Senhor Raimundo Nonato da
Silva 68 anos da Dona Raimunda Mendes da Silva 70 anos que relataram como
surgiu o povoado, as lutas pela conquista da terra e como o povoado foi
conquistando seus direitos segundo.
Segundo os referidos
moradores, a disputa pela posse da terra já vem de muito tempo pois existiam na
comunidade os “donos” da terra, já que as famílias abastadas vendiam na hora
que quisessem para outro dono. A
princípio, era de Luiz Chapada, de Conceição Chapada, daí o nome do povoado,
depois as mesmas foram tomadas por um senhor de nome João Santino Paraibano que
comprou as terras. O mesmo proibiu a população
de colocarem roças, quebrarem coco babaçu e as quem insistem, eram
presas.
Ainda sobre os relatos
dos moradores, não houve casos mortes, mas ameaças e tiroteios. Raimundo Nonato Oliveira da Silva em
entrevista realizada em 16 de Maio de 2011 Raimunda Mendes da Silva entrevista
realizada em 10 de Maio de 2011 Eliane Augusta de Oliveira entrevista realizada
em 24 de Maio de 2011. Segundo a Dona
Irene Augusta de Oliveira
[...] quando esse
homem comprou as terras as casas foram derrubadas sendo que as grandes foram no
chão e as pequenas eram Agarrada Em um cabo de aço e puxadas por um automóvel
era tempo de muita luta e medo de ser morto a qualquer momento mesmo assim a comunidade
se uniu e começou a organizar-se em associações para lutarem para permanecer na
terra após a morte de João Santina com a ajuda e orientação do sargento Cícero
Alves o link do hotel às terras dividido para os verdadeiros donos um ou dois
lotes para cada chefe de família (OLIVEIIRA, 2011).
A escola teve início no
ano de 1984 como Escola Municipal São Raimundo funcionando apenas de primeira à
quarta série em uma casa de taipa temporariamente no ano de 1992 a mesma passou
a funcionar em um prédio pequeno construído com apenas uma sala de aula onde o
ensino será ministrado de forma multisseriada.
O presidente do
sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais do município de Caxias-MA,
sendo o responsável pelo órgão, nos informou que atualmente por decisão da
justiça do trabalho é dirigido por uma junta provisória diretiva composta pelo
presidente, uma secretária de Finanças e uma secretária geral. Há os delegados sindicais considerados pelo
presidente, braços direitos do sindicato, eles são os responsáveis por trazer
as pessoas para se associarem ao sindicato para conseguir benefícios tais como:
auxílio-doença; salário materno e aposentadoria etc.
A data de sua Fundação
foi no dia 12 de dezembro de 1971, sendo um órgão autônomo que tem por adjetivo
objetivo trabalhar em defesa do Trabalhador do homem Campesino, dentre as
principais lutas e conquistas estão a desapropriação da Terra para vários
assentamentos como povoado nova chapada, Buriti do Meio e Buenos Aires. Em relação ao número de agricultores
Associados, segundo relatório feito no ano de 2010, foram 33 associados sendo
que o associado paga uma taxa de inscrição r$ 27 assegurando direito a dar a
ter uma carteira tornando-se filiado. A
partir daí contribui com a taxa de r$ 10 mensais.
No que diz respeito aos
projetos voltados à agricultura familiar, atualmente há dois projetos
executados pelo Banco do Nordeste, PRONAF B e C financiado pelo Ministério da
Agricultura, que varia de R$ 7.000 a R$ 8.000 reais. O sindicato realiza também seminários e
palestras, principalmente sobre o associativismo.
A delegada sindical
Maria Raimundo dos Prazeres a delegada falou a respeito da função de um
delegado sindical, que consiste em buscar de pessoas para se associarem para
conseguirem aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
Em relação às reuniões
a Associação não possui sede própria, as mesmas acontecem na capela Nossa
Senhora da Conceição ou na casa de algum sócio, não há um período determinado
para que elas ocorram, geralmente só fazem reuniões quando vem os projetos para
decidir em quais serão aceitos e de desenvolvidos. Segundo a mesma, uma das maiores dificuldades
é a distância, pois além do povoado chapada, há outras localidades vizinhas
como: Miranda, Volta do S e Balarão.
A delegada está a menos
de um ano posto, sendo eleito em Assembleia, sendo responsável pela arrecadação
da mensalidade que é de R$ 11a taxa de inscrição é de 30 reais, de acordo com a
mesma há inadimplência.
Maria Arcanjo da Silva,
já técnica em enfermagem responsável pela unidade básica de saúde (fundada em
1997 através de reivindicação da associação) informou que o mesmo funciona com
uma equipe de profissionais responsáveis pela saúde básica da família (Um
médico, um dentista, enfermeiros e agentes de saúde).
Os atendimentos feitos no posto: são exames
ginecológicos curativo simples aplicação de vacinas, pré-natal, aplicação de
flúor, controle de natalidade (planejamento familiar) etc. O mesmo dispõe de
uma ambulância para as emergências.
Maria do Socorro Oliveira
da Silva coordenadora da capela Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do
povoado. De acordo com a mesma as celebrações acontecem aos domingos no horário
das 19 horas às 20 horas. Em dezembro
ocorre o festejo com uma novena, sendo que no dia 9 do 12 Acontece uma missa
com a presença do padre da Paróquia. Nesse dia é servido um almoço solidário.
Considerações finais
Nos últimos anos, a
polêmica em torno dos movimentos sociais e consequentemente em torno do papel
dos Trabalhadores Rurais nas transformações da sociedade brasileira vem
adquirindo novo vigor. Recoloca-se nesse
quadro a necessidade de se entender qual o significado político e ideológico
dos movimentos sociais e quais as relações de poder em que ele esbarra. Os indivíduos constroem, as suas identidades
individuais, mas também coletivas, ao superar suas dominações, prepotência e subordinações
sempre coletivas, ou seja a forma como este se relaciona coletivamente é um
elemento determinante da identidade de um povo.
A partir da pesquisa
realizada, verificou-se que a comunidade do Povo Nova Chapada, município de
Caxias, embora esteja organizadas em associações, já tendo conquistado alguns
direitos, falta ainda uma mobilização mais efetiva, tendo em vista que as suas
conquistas resumem-se mais a direitos assistencialistas tais como: salário
materno aposentadoria auxílio-doença entre outros
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No Maranhão, desde o período colonial, sempre existiram conflitos agrários pela posse de terras. O presente artigo versa a situação agrária na região do Maranhão, por disputaras de terra. Nota-que a desigualdade social, onde há uma concentração fundiária. Destarte, os movimentos sociais de lutas e resistências surgem com o designo em manter o direito e a posse da terra no Maranhão.
ResponderExcluirNo Maranhão segundo Rodrigues, Dado aos constantes empecilhos políticos, a luta pela educação do campo não é uma luta isolada, pois os grandes conflitos de terra presentes hoje no Maranhão fazem desse estado um lugar propicio para a violência e oportunismo político, onde a luta pela terra ainda é uma constante nos dias atuais. Percebe-se que no Maranhão, há uma grande concentração de terras nas mãos de uma pequena minoria.
O presente artigo versa a situação agrária na região do Maranhão, por disputaras de terra. Nota- se que há uma desigualdade social, onde há uma concentração fundiária.
Destarte, os movimentos sociais de lutas e resistências surgem com o designo em manter o direito e a posse da terra no Maranhão. Segundo Rodrigues, Dado aos constantes empecilhos políticos, a luta pela educação do campo não é uma luta isolada, pois os grandes conflitos de terra presentes hoje no Maranhão fazem desse estado um lugar propicio para a violência e oportunismo políticos, onde a luta pela terra ainda é uma constante nos dias atuais. Nota-se que a concentração de terras no Maranhão está nas mãos de uma pequena minoria, enquanto as maiorias sofrem com abusos causados por causa deste poder concentrados nas mãos de grandes latifundiários.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde! Pesquisa muito importante sobre a situação agraria no Maranhão, principalmente sobre a luta e resistência dos movimentos sociais em busca de seus direitos e pela posse de terra. Desde a chegada dos megaempreendimentos no Maranhão os povos e comunidades tradicionais tiveram seu modo de vida modificado assim como o aumento das praticas de grilagem, cercamentos, aumento da concentração fundiária, devastação, privatização de água e de recursos naturais e a própria exploração das comunidades tradicionais. Emmanuele Vale Silva-UEMA-Polo Caxias
ResponderExcluirOlá, Brigida Lima Magalhães, Raimunda Nonata Paiva Andrade e Jackson dos Santos Ribeiro.
ResponderExcluirParabenizo-os pelo trabalho robusto e interessante. Resistência é palavra-chave no que tange ao desenvolvimento da narrativa histórica, e problematizar a memória de pessoas que resistiram por seus direitos em um contexto desfavorável é necessário.
A articulação entre bibliografia e empiria está contundente com a proposta exposta no texto.
Se o trabalho fizer parte de uma pesquisa mais ampla, sugiro a procura de outros trabalhos que trabalham com a metodologia que vocês utilizam. É interessante analisarmos outros contextos espaciais e temporais que se encontram em paralelo com nossa temática.
Parabéns pela escrita e análise do objeto. Sucesso em suas trajetórias acadêmicas.
Prof. Esp. Julio Cesar Alves Pereira Nunes
Boa noite, parabéns pelo texto. Uma tematica interessante, pois em meio a um contexto nacional fala de reforma e persistencia e luta agrária, ou seja, posse de terra para as minorias deste país ainda é um incômodo. Qual a maior dificuldade para a legitimacão das posses das terras do povoado Nova Chapada?
ResponderExcluirAyrton Costa da Silva.