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ENSINO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E IMPORTÂNCIA NO PROCESSO FORMATIVO DO EDUCANDO


Jordaci Dias Lopes de Lima
Graduanda do Curso de História do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Floriano - PI: Email: jordacy1212@hotmail.com

Danúbia da Rocha Sousa
Graduada em História e pós-graduada em História do Brasil. Tutora presencial do curso de História da Universidade Federal do Piauí - CEAD:Email: danubiasousa@hotmail.com

                                                                 
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e a importância do ensino a distância na formação do educando do curso de História, bem como descrever a relevância do ensino a distância no processo formativo do educando, identificar os múltiplos desafios dos educandos no decorrer da sua formação e propor sugestões de como tornar o ensino a distância mais valorizado.  A metodologia utilizada para alcançar tais objetivos foi através de uma pesquisa de campo. Além disso, teve como principais referenciais os estudos de: Carvalho (2007) e Cristiano (2009).  Essa pesquisa revelou que existe inúmeros desafios dos graduando em História no decorrer da sua formação acadêmica, mas foi ressaltado por eles a importância de terem a oportunidade de estar estudando por meio da EAD. Foi evidenciado também que existe maneiras de amenizar as dificuldades do ensino a distância e torna-lo mais atrativo e sobretudo valorizado.

Palavras-chave: Ensino a Distância. Formação do educando. Desafios do Ensino a Distância.


Introdução

            O ensino a distância não é uma prática recente, mas essa realidade cresceu, aperfeiçoou e hoje é bastante procurado por diferentes públicos. Diante das inúmeras procura muitas instituições aderiram essa prática de ensino. Uma das vantagens desse tipo de ensino é que o mesmo possibilita as pessoas que, por algum motivo não pode estar presente na sala de aula todos os dias para realizar um determinado curso, além disso, essa modalidade é muito flexível e pode acontecer tanto a distância, como semipresencial. Porém, quando não é realizado, por exemplo, de forma autônoma e disciplinar pode acarretar em inúmeros resultados negativos aos estudantes durante o processo de ensino aprendizagem.
Diante disso, o interesse pelo tema ocorreu pelo fato de ouvir inúmeros relatos de pessoas sobre a importância e os desafios diários de cursar o ensino superior na Educação a Distância-EAD. Por conta disso, surgiu o seguinte questionamento: quais os desafios e a importância do ensino a distância na formação do educando do curso de História na UFPI?
 Perante a isso, esse trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e a importância do ensino a distância na formação do educando do curso de História, bem como descrever relevância do ensino a distância no processo formativo do educando, identificar os múltiplos desafios dos educandos no decorrer da sua formação e propor sugestões de como tornar o ensino a distância mais valorizado.  Portanto, com essa pesquisa, espera-se contribuir para a sociedades em geral, em especial aos discentes que fazem ou pretendem fazer a EAD, pois como já foi mencionado é uma modalidade de ensino flexível a rotina do educando.

Fundamentação Teórica

            O ensino a distância não é novidade, pois antes mesmo das novas tecnologias existir, já havia muito tempo essa forma de transmitir conhecimento. Diante disso, percebe-se que essa prática não é nova, apenas foi se modernizando ao longo dos tempos, isto é, adaptando conforme a necessidade do homem. Essa “facilidade” que esse tipo de ensino proporciona aliada as inovações tecnológicas torna esse fenômeno sem prazo de “validade”, por conta disso, essa realidade mundial não pode ser considerada passageira, pois cada vez mais surge a necessidade do seu uso. No Brasil, o ensino dessa modalidade se consolidou a partir das últimas década, graças ao advento das as novas tecnologias de informação- internet.
            Com essa ferramenta de comunicação, a educação a distância está se disseminado, pois possibilita quebrar fronteira do ensino e da aprendizagem. Hoje essa pratica educativa abrange inúmeras cidades tanto pequenas como grandes. Portanto, não há como negar que essa expansão favorece muito o educando, pois, por ser flexível, o aluno não é obrigado a frequentar diariamente a sala de aula. Deste modo, ele tem a liberdade de escolher os horários mais adequado para estudar e realizar suas tarefas. Isso ocorre porque nesse tipo de ensino, segundo Carvalho (2007) existe a “quebra” da temporalidade, pois o aluno pode ter acesso do material de estudo a qualquer momento independente de horário e do dia da semana. Apesar desses benefícios, esse tipo de ensino apresenta muitos desafios para os estudantes, pois apesar dessa flexibilidade muitos alunos têm dificuldade de se adaptar no decorrer do curso.
Esses fatos estão relacionado muitas vezes as metodologias dos professores, recursos pedagógicos e as maneiras de como esse tipo de ensino avalia o aluno. Além disso, é também bastante visível em alguns casos os discentes não conseguir acompanhar o ritmo das atividades e como não estão em sala de aula diariamente acabam acumulando tarefas e isso acaba deixando o aluno sufocado e sem tempo para responder todas as demandas, Outra dificuldade é que muitos educandos não entendem os textos e nem mesmos os as atividades solicitadas pelos professores e como a comunicação quase sempre é por meio virtual “[..] o estudo fica estagnado até que a resposta seja obtida e gera problemas caso essa resposta não seja satisfatória e seja necessário uma outra pergunta em cima da dúvida anterior (CRISTIANO et. al, 2011,p.2).
            Porém, vale ressaltar que dependendo do curso e da instituição existe os professores tutores presenciais. Para Carvalho (2007) esse tutor é o professor que atende e orienta o aluno no polo sobre suas atividades e auxilia na organização do tempo dos seus estudos. Por isso ele não deve ser apenas motivador, pois é essencial que sua potencialidade vai além disso. Apesar disso, ainda existe as dificuldades dos estudantes em procurar esse tipo de ajuda, porque muitos deles trabalham ou moram em outra cidade. Diante disso, percebe-se que a EAD como muitos pensam não é fácil, pois requer bastante compromisso e disponibilidade dos professores e bastante interesse e dedicação dos alunos.
            De modo geral, tanto o professor formador quanto os tutores são muito importantes no processo de ensino aprendizagem na EAD, pois a ação de cada um deles influência de maneira direta e indireta na formação e na aprendizagem dos alunos. Por isso, ambos não pode trabalhar de maneira isolada, pois é preciso haver uma comunicação durante todo curso, para que o ensino não se torne mecânico, dicotomizado e desmotivante. O aluno também deve fazer sua parte, por exemplo, ter organização, disciplina e autonomia para realizar seus estudos e tarefas. E ter também familiaridade com as novas tecnologias, por exemplo, a internet.   
Esse trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo no mês de julho do ano corrente com (04) quatro graduandos do curso de História da Universidade Federal do Piauí – CEAD. Vale ressaltar que, o procedimento utilizado para coleta das informações foi um questionário com perguntas abertas com o desígnio de proporcionar maior clareza nas informações prestadas pelos participantes. Deste modo, esses questionamentos tiveram o intuito de saber dos pesquisados qual a importância do ensino a distância na sua formação acadêmica, quais desafios do ensino a distância no decorrer da sua graduação e o que seria necessário para tornar o ensino a distância mais valorizado.
Diante disso, essa pesquisa revelou que, o ensino a distância é considerado importante porque possibilita refletir sobre a prática docente, propicia ao acadêmico maior autonomia e responsabilidade com seu aprendizado e da oportunidades principalmente aqueles que por algum motivo (trabalho, falta de oportunidade no local onde vivem, falta de condição de se manterem em outras cidades) não pode estar todos os dias presente na sala de aula. Deste modo, não há dúvida que o ensino a distância é importante na formação dos estudantes, conforme já foi citado por (Castanho, 2012)  é uma prática que já vem sendo realizada a muito tempo. Portanto, o que é presenciado até o momento é a sua consolidação na sociedade atual.
Em se tratando dos desafios foi constatado que os discentes estão com dificuldade de realizar algumas tarefas propostas pelos professores, já que, muitas não são compreensíveis deixando até os tutores na dúvida, além disso, foi relatado também que o acesso à internet é um dos desafios, já que tem pessoas que moram no campo e nem sempre o sinal está funcionando no interior. Essa realidade faz com que seja feito deslocamento constante para a cidade para acompanhar o curso. Outra dificuldade está relacionado a falta de disciplina do estudante, pois muitos acabam se prejudicando por deixar para fazer suas tarefas nas vésperas do encerramento das atividades.
 Todos esses obstáculos na realização do curso EAD infelizmente acontece em muitas instituições que oferecem esse tipo de ensino, mas Carvalho (2007) esclarece que uma das vantagem do curso EAD é a “quebra” da temporalidade (acesso do material a qualquer momento), portanto o estudante que está com dificuldade de acessar os conteúdos do seu curso por conta da falha de internet na sua região, existe uma maneira de amenizar essa situação, basta que tenham baixado  seus materiais de estudo e respondam suas tarefas com antecedência.
Em se tratando das dúvidas em relação as atividades solicitadas pelos professores é uma situação complicada, pois como as comunicações com os tutores é quase sempre pelo meio virtual e em alguns casos não sanam as dúvidas as vezes a situação fica constrangedora, já que é: [...] necessário uma outra pergunta em cima da dúvida anterior (CRISTIANO et. al, 2011,p.2). Para evitar isso, é interessante que os professores e os tutores trabalhem mais em sintonia para evitar esse tipo de situação, por exemplo, explicar de forma detalhada as atividades propostas no decorrer do curso para os tutores, pois apesar de ser um curso a distância é preciso que haja uma maior integração entre os responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem. Outra estratégia seria disponibilizar esse material explicativo para os alunos, como já ocorreu em alguns casos. Portanto são atitudes que tornaram o curso mais atrativo e desperta nos acadêmicos o interesse em continuar e valorizar os estudos.
Apesar do ensino a distância ser bem procurado por diferentes públicos foi sugerido dos pesquisados sobre o que achavam necessário para tornar esse tipo de ensino mais valorizado. As respostas foram: continuar rigoroso em situações que envolve plágio, todos professores e tutores deveriam incentivar mais os alunos a desenvolverem pesquisas, os professores responsáveis pela criação das atividades deveriam ser mais acessível aos acadêmicos ou pelo menos dá instruções detalhadas aos tutores sobre as tarefas, além disso, devem organizar os conteúdos e atividades antes de disponibilizar na plataforma aos estudantes. Portanto, são medidas que tornará o curso a distância mais atrativo e organizado.

Considerações Finais

Foi notório que o ensino a distância é uma prática que já ocorria a bastante tempo, portanto não é uma fato recente. Mas não há como negar que foi através do aparecimento das novas tecnologias sobretudo a internet que essa realidade se consolidou na atualidade, pois por meio dela a EAD está cada vez mais ganhando notoriedade e consequentemente sendo procurada por diversos públicos. Hoje o ensino a distância por meio da EAD representa uma oportunidade principalmente para aqueles que não podem estar na sala de aula todos os dias realizando um curso.
A EAD oferece vários cursos, no qual pode ocorrer totalmente a distância ou semipresencial, portanto isso vai depender das regras e da disponibilidade de cada instituição. Na UFPI no Polo de Floriano, por exemplo, a EAD oferece diversos cursos dentre eles o de História, no qual são frequentados por estudantes de diferentes cidades que buscam concluir sua licenciatura. Muitos presentes relatam que o ensino a distância oferecido pela EAD é muito importante na sua formação pessoal e acadêmica, pois está dando a oportunidade de prosseguirem nos estudos
Porém, apesar dessa modalidade ser considerado essencial essa pesquisa revelou que quando não é realizado pelo educando de forma autônoma, disciplinar causa dificuldade aos estudantes na conclusão das atividades. Outro desafio da EAD é que nem sempre os tutores satisfazem as dúvidas dos alunos, pois muitas vezes as atividade solicitadas pelos professores não são compreensível, por conta disso, muitos educando não consegue entender as tarefas disponibilizadas na plataforma. Outra coisa, não basta os professores disponibilizarem materiais ou atividades aos estudantes de forma aleatória na plataforma, é preciso uma maior organização dos conteúdos e tarefas para não tornar o processo de aprendizagem desestimulante.
De acordo com os inúmeros desafios encontrados no decorrer dessa pesquisa é sugerido algumas atitudes para tornar o ensino a distância mais valorizado e atrativo, uma delas é a integração entre professores e os tutores, maior incentivo a pesquisa, seleção mais rigorosa dos assuntos a serem trabalhado no decorrer do curso, entre outros. Diante disso, essa pesquisa atingiu seus objetivos, porém não se encerra aqui, pois é sugerido outros trabalhos em torno dessa temática, porque apesar dos desafios em torno do ensino a distância ele representa uma conquista muito grande em especial aqueles que não pode estar em sala de aula todos os dias.

Referências

CARVALHO, A.B.G. Os múltiplos papéis do professor em educação a distância: uma abordagem centrada na aprendizagem. Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste, v. 18, Maceió 2007. Disponível em: http://josenorberto.com.br/Os%20M%C3%BAltiplos%20Pap%C3%A9is%20do%20Professor%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20Dist%C3%A2ncia.pdf. Acesso em 22 de jul. de 2019.

CRISTIANO, A. et al. Ead e ensino superior: vantagens e desvantagens da aplicação e conclusão sobre método efetivo. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2011. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/viewFile/2853/2812.Acesso em 22 de jul. de 2019.

Comentários

  1. Bom dia, Alem da dificuldade de alunos de outras cidades ainda tem questão da acessibilidade da internet nos interiores, que não tem ou são de baixa qualidade. JEFFERSON RICARDO ALVES DE SOUSA.

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    1. Sim, existem empecilho na educação a distância, assim como em outras modalidades. Na EaD podemos destacar , por exemplo, o uso das TIC's, que são primordiais para o andamento das atividades dessa modalidade de ensino. Porém, não se deve dizer que esse seja o grande responsável por algumas inadimplências no seguimento do ensino. Devemos lembrar que o Ensino a Distância requer muita disciplina dos alunos em relação aos prazos, se os mesmos não organizar essa rotina, podem perder-los.
      Outra situação é o acúmulo de atividades, isso também acarreta um pouco. Por isso, o aluno que opta por essa modalidade de ensino, deve haver organização temporal de atividades, visto que , o horário de estudo dos alunos é flexível atendendo as necessidades específicas de cada um.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  2. A Internet tem facilitado o acesso a muitos meios, seja de aprendizagem, seja de aproximação de divulgação de conhecimentos. Mas a minha indagação parte da questão de que o ensino a distância é visto por alguns olhos como inferior, se dando mais notoriedade ao ensino presencial. Há dificuldades de ensino, e barreiras pra serem ultrapassadas nas aulas presenciais, imagina nas aulas a distância. Na sua concepção essas dificuldades não se tornam mais latentes no ensino a distância, já que não há tanto contato, tendo muitas vezes até a quantidade de aulas reduzidas em alguns setores educacionais? Fora o acesso à Internet, é outro meios que dificultam essa interação.

    Marciele Sousa da Silva

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    2. Realmente o ensino a distância não é valorizado por algumas pessoas, mas essa realidade vem cada vez mais diminuindo, pois é notório a grande procura por diferentes públicos a esse tipo de ensino. Na verdade não creio que o ensino a distância seja mais difícil que o presencial, já que ambos possui características próprias de funcionamento. Segundo a pesquisa em questão e baseado na minha experiência em uma graduação presencial percebi que o fator mais desafiante no ensino a distância até o momento é a falta de compreensão de algumas tarefas disponibilizada aos estudantes, mas creio que isso pode ser resolvido baseado em um planejamento mais rigoroso dos professores sobre os conteúdos disponibilizado para os alunos. Em relação ao acesso à internet é notório que se trata de um fator que pode dificultar a interação dos estudantes, mas como a EAD é flexível e também um curso que necessita do acesso à internet o estudante dependendo do seu tempo pode reservar um dia ou horário para procurar um local mais próximo para acessar acessa-la, portanto o ensino a distância para ter êxito vai depender também dos esforços dos educandos.

      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  3. O curso a distância é uma modalidade que tem crescido muito atualmente, pela acessibilidade, flexibilidade, entre outros. A EAD proporciona uma maior inclusão educacional quando disponibiliza cursos a distância a quem por algum motivo, não pode frequentar um curso presencial. Mesmo quem está iniciando pela primeira vez um curso a distância consegue desenvolver as atividades e disciplinas, seja em cursos inteiramente a distância, semipresencial, ou um novo modelo, o híbrido que busca uma combinação do curso presencial e EAD, dinamizando o ensino. O modelo híbrido faz a combinação das práticas pedagógicas do modelo presencial e a distância baseadas em diferentes tecnologias na internet, permitindo que as aulas sejam mais dinâmicas e flexíveis.
    Autora: Ilmara Vaz Bastos

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    1. realmente o ensino a distância esta sendo procurado por diferentes públicos, pois através dele podemos cursar, por exemplo, graduação e pós-graduação mesmo que estas não estejam disponibilizada na nossa região ou município, entre outros. Assim, o ensino a distância quebra as barreiras dos conhecimentos.


      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  4. Apesar dos obstáculos encontrados na educação à distância, quais são os pontos positivos dessa modalidade de ensino?
    Andreia Rodrigues de Andrade.

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    1. Flexível a rotina do estudante, já que este, tem total autonomia para administrar a rotina dos seus estudos, da oportunidades aqueles que por algum motivo não pode estar presente na sala de aula todos os dias, permite adquirir conhecimento sem precisar necessariamente estar no ambiente escolar, entre outros.

      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  5. Jessyca Karolayne de Oliveira Sampaio30 de julho de 2019 às 19:09

    Gostaria de saber como essa forma de ensino poderia formar pessoas que estabelecessem a criticidades, junto aos fatos que á elas fossem transmitidas em sala de aula? Jessyca Karolayne de Oliveira Sampaio

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    2. Olá, vejo da seguinte maneira, os alunos de graduação já chegam com uma bagagem de conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida escolar e fora dela. A questão da criticidade está presente nas leituras e nas reflexões das mesmas, principalmente na área de História. Assim, com a interação durante as aulas com os tutores e demais estudantes é possível cada aluno aperfeiçoar de forma crítica seus conhecimentos.
      Danúbia da Rocha Sousa

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  6. Vejo no ensino a distância um grande agente de inclusão, possibilidade de muitos terem acesso a cursos de excelente qualidade. O compromisso do aluno definirá o resultado. Atuo nessa modalidade e percebo o quanto muitos desejavam o acesso a formação e principalmente continuar sua capacitação profissional e devido a questões como tempo e deslocamento não faziam e a modalidade a distância hoje os proporcionam essa possibilidade.
    Parabéns pelo trabalho.
    Att.
    Lailson Costa Duarte

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    2. Lailson, agradecemos sua participação e ficamos muito agraciadas por sua colaboração.

      Realmente o ensino a distância por ser flexível vem proporcionando oportunidades as pessoas que querem continuar os estudos.

      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  7. Tania Maria Veiga Silva31 de julho de 2019 às 13:23

    Boa Tarde!Umas das vantagens maioria das vezes, o curso EAD é mais barato que o curso presencial, pelo fato de que a estrutura física de uma instituição que oferece esse curso é bem menor. Mas não é só nesse ponto que o curso sai mais barato e sim pelo fato de que não é preciso gastar com transporte, moradia e alimentação no caso do curso ser oferecido ainda em outra cidade.O que tambem podemos observar que ao iniciar um curso a distância é a flexibilidade de horários, que permite ao estudante escolher a melhor hora para assistir às aulas e estudá-las, podendo conciliar seus estudos com o trabalho e o lazer.
    Tania Maria Veiga Silva.UFPA

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    1. Belas colocações, Tania Maria. Realmente tudo que você falou configura como uma das inúmeras vantagem da EAD.

      Jordaci Dias Loes de Lima

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  8. Boa noite. Sabendo das dificuldades que o discente encontra no ensino em EAD, percebemos uma grande falta de conhecimento da tecnologia, Internet e até mesmo com o manuseio do computador, e que são recursos indispensáveis na educação em EAD, com essa falta de conhecimento por parte do discente fica claro o desinteresse em continuar com a sua graduação. Na pesquisa de vocês foi identificada essa deficiência. e qual o posicionamento de vocês a esse assunto. ANDRÉ LUÍS DE SOUZA SENAS. UFPI

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    1. Boa noite, o estudante que opta por essa modalidade ou em muitos casos por questões de necessidades para conciliar trabalho e estudos, deve procurar aperfeiçoamento do uso das tecnologias, visto que é indispensável estas durante o ensino nessa modalidade. A instituição oferece equipamentos e além disso, o tutor presencial deve orientá-los sobre o manuseio. Então, o interesse maior deve partir do aluno em procurar os recursos que lhes são oferecidos, evitando a evasão . Pois o objetivo maior é a aprendizagem.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  9. Boa noite! A EaD é uma modalidade de ensino que veio para contribuir significativamente com o aprendizado daquelas pessoas que não tinham a oportunidade de frequentar o ensino presencial. Além disso, podemos contar ainda, com o uso das TICs, em que interagimos uns com os outros através dos ambientes virtuais. Maria das Dores da Rocha Sousa

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    1. Sim, Maria das Dores, por meio da EAD muitas pessoas estão fazendo inúmeros cursos, interagindo e trocando experiencia com diversos profissionais sem precisar sair de casa.

      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  11. João Raimundo dos Santos1 de agosto de 2019 às 05:38

    Olá, é inquestionável a aceitação da modalidade EaD pela sociedade brasileira, sobretudo a acessibilidade, autonomia dos alunos, acesso facilitado aos materiais e conteúdos. É indiscutível também que o uso das tecnologias ajuda na redução de custos por parte do Estado Brasileiro, como também do lado dos estudantes – algo perceptível a olho nú. Contudo, existe o lado crítico o qual questiona a qualidade dessa modalidade de ensino em relação a modalidade presencial. Pergunta-se, em que questionamentos e críticas como essa se sustentam?

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    1. Bom dia, João Raimundo. Ao meu ver, as críticas que afetam "negativamente" a modalidade de ensino da EaD em relação ao presencial, parte de pessoas desconhecedores da realidade do Ensino a Distância. Nós que atuamos como colaboradores ou mesmo como alunos, sabemos o quão é importante esse ensino, um dos motivos está
      na questão de abrangência de um público maior, pois essa modalidade contempla aqueles que antes não achava tempo para conciliar as diversas atividades diárias .
      Em relação ao ensino aprendizagem , o aluno também tem acesso a plataforma, aos livros disponibilizados que podem formar uma biblioteca virtual, filmes, interação com os tutores. Enfim, o que percebemos é que no Brasil o ensino a distância está superando o presencial. E os estudantes dessa modalidade usufrui dos mesmos recursos assim como os demais.
      Não se descarta as críticas, desde que sejam construtivas e que venham para somar em algum quesito.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  12. João Raimundo dos Santos1 de agosto de 2019 às 06:04

    A Educação a Distância é uma experiência nova no sistema público de ensino-aprendizagem do Brasil e, portanto caminha no processo de consolidação da sua marca. Considerando a redução das verbas orçamentária para a educação pública; considerando que a modalidade EaD tem um público mais afinado com baixa renda; Considerando que esse modelo de ensino tende propiciar a autonomia, criticidade e a inclusão de empobrecidos na ocupação de espaços historicamente negados. Será possível garantir a consolidação dessa modalidade de ensino público e gratuito no Brasil?

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    1. Sim, as universidades de todo o Brasil já oferecem cursos nessa modalidade, sendo estes públicos. No Piauí, todas as cidades que tem prédios ou anexos da UFPI em funcionamento, oferecem cursos de EaD.
      Se tratando de tempo presente.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  13. O ensino à distância possibilita ao estudante trabalhador uma possibilidade de ter sua graduação . O que é interessante ressaltar que a educação EaD necessita de alunos comprometidos com sua aprendizagem que buscam sua aprendizagem de maneira eficaz. Essa modalidade vem para permitir maior flexibilidade do ensino, assim como maior possiblidade de estudantes obter sua graduação.

    Universidade Federal do Piauí
    Teresinha Luisa Rodrigues

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    2. Teresinha, realmente estudar pela EAD exige dos participantes muita disciplina e dedicação. Caso contrário terão dificuldades durante o processo de aprendizagem e consequentemente na conclusão do curso.

      Teresinha, muito obrigada por suas colocações.


      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  14. O ensino à distancia é uma modalidade de ensino muito importante para formação acadêmica de muitas pessoas que não tem disponibilidade de estudar presencial. Embora muitos tem o pensamento errôneo de que "ensino a distancia é mais fácil", talvez pela flexibilidade de horários para estudos. Digo com experiencia de acadêmica da UNEMAT EAD, Que precisa ter muita disciplina com os horários de estudos e muito empenho para que surjam resultados positivos, se o aluno não conseguir manter essa disciplina os trabalhos acumulam e se torna impossível cumprir com os prazos.
    Ruth Lima Barabach Cerqueira

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    1. Ruth, muito obrigada por suas colocações.Realmentem algumas pessoas tem essa visão de que o ensino a distância é mais fácil, porém essa realidade vem mudando muito nos últimos anos, pois inúmeras pessoas estão aderindo os curso pela EAD.


      Jordaci Dias Lopes de Lima

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  15. Faço parte desse sistema EaD e sei o quanto está sendo gratificante cursar história nessa modalidade. O Ensino a Distancia é uma grande estratégia que está sendo utilizada para reparar um direito violado a grande parte da nação brasileira, o direito a uma formação acadêmica. Muitas dessas pessoas nem tiveram tempo para sonhar imagine planejar uma graduação. Agora esse sonho está sendo possível e real em muitas famílias deste país. Portanto, dentre os desafios que temos pela frente o maior é a consolidação e aperfeiçoamento dessa modalidade de Ensino e aprendizagem que nos enche de esperança do verbo esperançar.

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  16. Boa noite,

    Sabemos que há obstáculos encontrados tanto na educação à distância como na presencial. Gostaria de saber quais são os pontos negativos frente ao mercado de trabalho referente a esta modalidade de ensino?
    Renata Aparecida da Silva

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    1. Olá, Renata. Em relação as oportunidades frente ao mercado de trabalho não vejo que exista pontos negativos , o aluno graduado nessa modalidade possui um planejamento curricular condizente com o mesmo que estuda no ensino presencial. A única diferença nessa modalidade de ensino não está relacionado aos conteúdos trabalhados, mais na forma que estudam, que não é a presencial e sim a semipresencial. Quer dizer, o aluno não terá a sua frente um professor no mesmo espaço físico, mais terá virtualmente e presencial quando necessário, por isso na EaD o estudante tem autonomia própria para organizar seus estudos e tirar suas dúvidas com os tutores que estarão sempre disponíveis.

      A certificação do estudante EaD não específica a modalidade do curso. Acredito que vale muito na hora de uma seleção os conhecimentos adquiridos daquela área cursada.
      Danúbia da Rocha Sousa

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  17. O EAD recentemente voltou ainda mais a discussão sobre até que ponto pode servir bem a sociedade, principalmente aqueles que moram nas cidades interioranas. O atual governo tem projetos e semanas atrás impulsionou bem veemente que não irá recuar nesse projeto educacional. Resta agora sabermos os limites positivos e negativos desta implantação.
    Joabe Rocha de ALMEIDA.

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    1. Sim. EaD é projeto consolidado de modelo inclusivo. Assim, é importante que permaneça, devendo assegurar o diálogo crítico e reflexivo pautado na ciência e na cultura. Preservando um discurso não alienado de ideologias.
      Danúbia da Rocha Sousa

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  18. Boa noite seu artigo muito interessante.
    Atualmente a tendência na educação é aprender virtualmente, sem hesitação, isso abre as portas para muitas pessoas que acham difícil assistir às aulas por diferentes razões, sejam elas de trabalho, família, entre outras. O uso adequado possibilita alcançar bons resultados para os alunos, facilitando a comunicação com os alunos.
    A utilização de plataformas educacionais virtuais, para educação a distância, é considerada como a moderna ferramenta de ensino que busca interagir com os alunos de maneira mais direta e dinâmica.

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    1. Bem colocado seu comentário, Letícia. A era Moderna requer que estejamos sempre inteirados com o uso das tecnologias. No campo educacional as TICs estão bem presente na EaD, sendo necessário também a utilização das mesmas no ensino presencial de forma progressiva e não superficial.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  19. João Raimundo dos Santos2 de agosto de 2019 às 04:30

    Olá,
    É verdade que o ensino a distância a muito tempo deixou de ser novidade, a grande novidade aqui reside no compromisso do Estado Brasileiro ao assumir pra si a responsabilidade pelo EaD como Ensino Superior, público e gratuito. Os benefícios são imensuráveis, sobretudo para a população historicamente excluída de direitos elementares como o de estudar. Muitas dessas pessoas tiveram que abrir mão da escola a fim de assumir outras responsabilidades como por exemplo administrar a família. Então, a Educação a Distância está cumprindo relevante papel social. Apenas vejo a necessidade de ajustes, dentre eles melhorar o diálogo e o nivelamento na relação dos tutores. Ademais, entendo ser de fundamental importância manter o EaD, apenas realizando os ajustes necessários.

    João Raimundo dos Santos

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    1. Sim, com certeza. É um trabalho que deve ser conjugado entre todos os colaboradores da modalidade. Os tutores prestam um papel de suma importância, graças a estes é possível manter a EaD de forma significativa na aprendizagem.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  20. Um dos principais desafios da educação EAD, é que persiste ainda em muitas pessoas o anseio de que apenas o ensino presencial forma profissionais capacitados. Como mudar essa visão?

    Vanessa da Silva Brito
    UFPI - CSHNB

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    1. Essa ideia de que apenas o ensino presencial forma profissionais capacitados é uma visão com esteriótipos. Um exemplo de que essa informação não condiz com a realidade é a minha própria experiência com a EaD, sou tutora e muitos alunos do polo que atuo já produziu e apresentou trabalhos, inclusive este que está sendo apresentado, entre outras atividades acadêmicas, fruto da dedicação e esforço.
      Assim, nós que atuamos, ou quem já atuou nessa modalidade deve sempre intervir nessas situações adversas com um diálogo pautado na realidade da EaD, com enfoque na qualidade do ensino que a modalidade oferece .

      Danúbia da Rocha Sousa

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  21. Olá Jordaci Lima, boa tarde. Parabéns pelo trabalho, é bastante esclarecedor. A meu ver o ensino à distância exige bastante do educando. É preciso estar se cobrando e se motivando para realizar as atividades, e também, é necessário se programar e conciliar os estudos com os afazeres do dia a dia. A minha experiência como aluno do Cead tem sido bastante desafiadora, pois muitas vezes sinto-me desmotivado. Na sua opinião, que estratégias poderiam ser adotadas para minimizar a desmotivação?

    Isaildo de Carvalho Veloso - UFPI

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    1. Isaildo, obrigada por suas colocações.

      Faço graduação pela EAD semipresencial e baseado nisso, o que mais desmotiva na maioria das vezes é a falta de compreensão de algumas atividades que são colocadas na plataforma. Então creio que os conteúdos e as tarefas antes de serem disponibilizadas ou trabalhadas na sala de aula sejam bem planejadas. Todos professores também deveriam diversificar os recursos pedagógicos e as metodologias, incentivar mais os discentes nas pesquisas, valorizar suas produções, dinamizar as participações nas plataformas, interagir mais com os alunos. Uma coisa que está dando certo aqui, onde estudo é: ao invés de utilizar os extensos slides são trabalhados os textos em equipe e no final cada grupo ou representante resume seus destaques durante leituras e escolhe como vão apresentar, detalhes: todos que estão presentes participam ativamente. Outra forma de estimulo deve partir dos estudantes, pois quando acumulam suas tarefas não dá tempo concluir no tempo determinado pelo sistema em consequência disso vem, por exemplo, as notas baixas e o desânimo.



      Jordaci Dias Lopes de Lima

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    2. Excelentes estratégias, Jordaci Lima. Irei tentar adotar algumas, obrigado.

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  22. Boa tarde Jordaci e Danúbia. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, de certo a educação a distância e bem desafiadora e para que o educando tenha êxito ele precisara de todo o apoio de uma equipe multidisciplinar responsável pela mediação e o incentivo no processo de construção e desenvolvimento da autonomia e do conhecimento e intelectual. Na minha condição de aluno do curso de História ofertado justamente pelo Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da UFPI, vejo nesse estudo uma ferramenta de analises positivas e negativas para se obter melhorias no ensino a distância. Como estudante dessa modalidade de ensino vejo que a um falta de participação direta dos professores organizadores das avaliações, atividades e fóruns com os alunos, seria interessante se eles participassem mais dos fóruns ao invés de apenas os tutores participarem, creio que o aluno teria melhor compreensão das atividades propostas que muitas vez deixam duvidas até mesmo nos tutores.

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    1. Lhe compreendo sim, são com essas observações feitas aqui que podemos sugerir nos momentos de capacitação. Sua participação é de grande valia, já que a intenção é atender prontamente as necessidades dos educandos.

      Danúbia da Rocha Sousa

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  23. Jordaci e Danubia parabéns pelo trabalho!
    A Internet é uma realidade em nossas vidas e tem facilitado o acesso a diversos modos e meios de aprendizagens. É inegável as contribuições que a Educação a Distância traz para as pessoas que não tem acesso a educação presencial, apesar do preconceito que algumas pessoas desinformadas têm a respeito do ensino a distância. É verdade que há alguns estudantes que encontram algumas dificuldades para realizar os cursos a distância, porque nessa modalidade de ensino o aluno precisa ser comprometido, ter dedicação e cumprir as tarefas como na modalidade presencial. Vocês conseguiram abordar com muita propriedade essa temática e abrir um leque de possibilidades para outras discussões.

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  24. Nazaré, agradecemos suas colocações.

    Sim, pois se o aluno não ter disciplina nos estudos provavelmente terão mais dificuldades no decorrer do curso.

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  25. Na conjuntura atual a formação intelectual, profissional e pessoal é uma necessidade e exigência do mercado de trabalho. O ensino a distância através da EAD tem sido uma oportunidade para as pessoas que não podem estar presentes em sala de aula todos os dias terem acesso a essa formação. Nesta perspectiva a Educação a Distância vem propiciar a formação a esses sujeitos. No trabalho de vocês esse tema é tratado com clareza e objetividade.

    Nazaré do Socorro Bitencourt Viegas.

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  26. Sim, Nazaré. Mais uma vez agradecemos suas colocações.

    Conheço muitos relatos de colegas que viu no ensino a distância a oportunidade de fazer pela primeira vez um curso superior.

    Jordaci Dias Lopes de Lima

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  27. Olá boa noite. Apesar das dificuldades e desafios esta é uma forma de dar oportunidade aqueles que não tem condições de fazer um curso presencial tornando-se também uma forma de inclusão. Tive a oportunidade de fazer o curso Técnico em Agropecuária à distância e mesmo com toda dificuldade principalmente relacionado ao acesso à internet, consegui concluir. E logo após consegui um contrato do Governo Federal de Assistência Tecnica. Desse modo, vejo como apesar de discriminado muitas vezes, mas este ainda é uma forma de levar a educação para os pontos mais distantes do universo. Parabéns pelo trabalho!

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  28. Boa noite! Parabéns pelo trabalho.
    Eu me identifiquei bastante com ele, uma vez que minha especialização foi nessa modalidade.
    Ao contrário do que alguns acreditam a EaD não surgiu para substituir o professor e o ensino presencial, mas para fortalecê-los atuando como complementar ou paralela ao ensino tradicional. É importante ressaltar ainda que não é qualquer entidade educativa que pode oferecer este tipo de ensino. A Instituição necessita do aval e reconhecimento do MEC. Dessa forma os cursos ofertados nesta modalidade possuem controle de aprendizado e regulamentação adequada.
    Entre as vantagens do ensino a distância está a flexibilidade quanto ao tempo e horário dos estudos permitindo ao aluno escolher o melhor momento para estudar e responder as atividades, a ausência da presença obrigatória as aulas para os que tem tempo integral de trabalho e parcial de estudo e ainda o fato de fazer exames quando de fato se sentir bem preparado para obter êxito. As desvantagens referem-se ao não contato direto entre estudante e professor, e acúmulo de conteúdos e exercícios para os indivíduos que ficam adiando as tarefas. A desvantagem depende muito do tipo de aluno que se escolhe ser ( disciplinado ou indisciplinado, com hábito de estudo independente ou não).
    Jessica Gadelha Morai. UFPI/UESPI.

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  29. Ola , muito bom seu artigo, um tema bem abrangente e que se identifica bem com o tema do seminário no sentido de ser EAD. Sempre quis cursar história no entanto os campus das Universidades que oferecem o curso são distantes de onde moro, a educação a distancia me possibilitou realizar esse desejo. Considero importante essa modalidade, pois nem sempre é possível que as universidades levem para as cidades do interior determinados cursos na modalidade presencial , sendo assim a EAD e uma ótima alternativa. Existem muitos pontos positivos nesta modalidade de ensino, no entanto muitos aspectos necessitam ser melhorados.

    Aline Cássia Mazutti/Academica DEAD/UNEMAT

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