Maria Cândida de
Jesus Pereira
Graduada em Licenciatura
Plena em História, Especialista em Ensino e Professora efetiva de História, do
Ensino Fundamental da Rede Municipal e Ensino Médio na Rede Estadual em Vila do
Piauí- PI.
Resumo:
O
presente trabalho fala sobre a importância da efetividade da lei na construção
de uma sociedade mais equitativa com mais justiça social e valorização da
formação do povo brasileiro. Um país multicultural, que viveu 350 anos de
escravidão, segundo maior população com afro descendentes do mundo, precisa
garantir a valorização de sua matriz e Identidade. A presente lei é uma ação
afirmativa, contribui para rememorar a história, mas urge mecanismo de
efetivação num país que ainda precisa valorizar mais sua história. Kabengele
Munanga “ressalta que somos descentes da diáspora africana’. Assim a luta do
movimento negro pela presente lei para a valorização, respeito e pertencimento
aos afros descendentes constitui valor ao legado africano.
Introdução
O presente trabalho nasce de uma prática educacional de
docente que atua em sala de aula na disciplina de História, e inquietude sobre
a efetivação da referida lei, diante da importância de ações afirmativas para garantir
o pertencimento a História.
Um país que tem sua identidade
mais africana do que portuguesa, não necessariamente precisaria de uma lei para incluir no currículo escolar, sua estória,
mas a lei é fruto de muita luta e militância do movimento negro.A importância
da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura
afro-brasileira nas escolas e cujo objetivo é desconstruir o preconceito
étnico-racial no âmbito do espaço escolar. A África desponta para o Brasil, a essência
de sua História, Tendo em vista o contexto da escravidão do negro, o
pós-abolição e as lutas contra o racismo que advém do período colonial faz-se
necessário um esforço para desconstruí-lo em suas múltiplas formas de
expressão. Não só por meio dos movimentos sociais atuando na sociedade e o meio
acadêmico nas universidades, mas englobar o âmbito escolar desde o ensino
básico ao ensino médio e trabalhar formas de desconstruir a discriminação, o
preconceito e os estereótipos com a etnia negra. A aplicação lei objetiva
iniciar nas escolas uma militância que desconstrua o racismo edificado há
séculos na sociedade brasileira e o proporcionar uma formação adequada aos
alunos sendo que vivenciam o racismo no seu cotidiano entender a formação do
povo brasileiro, a contribuição dos afrodescendentes, na economia, cultura e
identidade brasileira.
Palestra, intitulada: Esperança Garcia:
mulher negra e escravizada- primeira advogada do Piauí, foi ministrada pela
Professora, Maria Cândida de Jesus Pereira. A palestrante elaborou também
apresentações culturais, vídeo e documentário sobre a Esperança Garcia
Desenvolvimento
Partindo do pressuposto
que somos descendentes da diáspora africana, um país que tem uma população
miscigenada onde os afros descendentes são maioria, mas coexistente como
minorias. Contudo o movimento Negro, em
sua militância conclamam e garantem a existência da referida lei onde institui a obrigatoriedade no
ensino da cultura afro brasileira no Ensino Fundamental e Médio alterando, e altera a lei 9394 de 20 de dezembro de
1996 estabelecendo as diretrizes e bases
da educação nacional.Segundo dados do MEC, o Brasil está em segundo lugar no
que diz respeito a grandes populações afrodescendentes (47%), perdendo apenas
para a Nigéria.Haja
visto que a história e economia brasileira foi formada a partir da mão de obra
escrava, o violento processo de segregação racial, na qual
o africano tornou-se inferior em sua própria pátria. Eis o desafio no ensino de
História garantir o protagonismo e a identidade afro brasileira.
Ensinar
História e Cultura Afro-brasileiras e africanas não é mais uma questão de
vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter
obrigatório que envolve as diferentes comunidades: escolar, familiar, e
sociedade. O objetivo principal para inserção da Lei é o de divulgar e produzir
conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos
quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos
comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade
cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente
contribuíram (contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira.
A lei 10639/03 visa fazer um resgate histórico para que as
pessoas negras afro-brasileiras conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua
própria história.
segundo Ferreira
(apud LEOPORACE, 2007), a nossa matriz de conhecimento, que é o que chega às
escolas, é essencialmente eurocêntrica. A gente estuda História da Europa,
História dos Estados Unidos, e é isso que a gente reproduz, é isso que a gente
tende a achar importante. Os outros Estados e aquilo que eles produziram os
seus mitos, as suas crenças, para nós são descartáveis.
No entanto, além do estudo da África e dos africanos serão destacadas
as lutas dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro as áreas
social, econômica e política, pertencentes, também à História do Brasil.
Considerações Finais
O estudo de assuntos decorrentes da história e cultura afro
deve ser componentes dos estudos do cotidiano escolar, uma vez que os alunos
tornam-se capazes de construir relações ético-sociais e pedagógicos, garantindo
a valorizaçõa do legado, africano e identidade. Contudo, o ensino das relações étnico-raciais nas
escolas brasileiras é uma medida preventiva fundamental contra o favorecimento
da discriminação.
O referido trabalho vem destacar, no entanto, que as experiências e contribuições históricas dos afro-brasileiros têm sido trabalhadas como um mundo à parte da realidade nacional, por este motivo, é fundamental entendê-las enquanto realidade social, produtora da própria historia.acionadas em todo currículo escolar principalmente nas áreas de Educação Artísticas, Literatura e História.
O referido trabalho vem destacar, no entanto, que as experiências e contribuições históricas dos afro-brasileiros têm sido trabalhadas como um mundo à parte da realidade nacional, por este motivo, é fundamental entendê-las enquanto realidade social, produtora da própria historia.acionadas em todo currículo escolar principalmente nas áreas de Educação Artísticas, Literatura e História.
Referências
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racial nas eleições angolanas. In: Estudos Afro-Asiáticos. Rio de
Janeiro: Cadernos Cândido Mendes. Centro de Estudos Afro-Asiáticos. (25):225-50.
MUNANGA, Kabengele, MANZOCHI, Helmy
Mansur. Símbolos, poder e autoridade nas sociedades negro-africanas. In:
Dédalo, Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. São Paulo:
MAE/USP, (25):23-38, 1987.
MUNANGA, Kabengele. Afinal, o que é a África?
Coluna, In: Revista Brio, São Paulo, (1), 1995.
MUNANGA, Kabengele. África: trinta anos
de processo de independência. In: Revista USP - Dossiê Brasil/África,
São Paulo: Coordenadoria de Comunicação Social da USP, (18):100-11, jun./ago,
1993.
ADAMI, Humberto. Lei 10.639/03. Acesso em <26.03.2007> Disponível em <httl: // www.adami.adv.br/lei.
BARROS, Marcelo. África, Brasil, história e futuro. Porto Alegre-RS: PUCRS, ano 45, n. 379, ago/2007, p.8.
LEPORACE, Camila. Lei da cultura africana e afro-brasileira: combate à discriminação ou aumento da segregação? Acesso em< 26.11.2007> disponível em: < httl: // opiniaonoticia.com. br/interna. php.
MAIA, Verônica Lemos de Oliveira. Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Acesso em < 30.08.2007>; Dispositivo em: < httl: // www.overmundo.com/lei
PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. Lei 10639 de 9 de janeiro de 2003. Acesso em < 18.12.2007>; Dispositivo em: <httl: // www.planalto.gov.br/ccivil/leis.
SANTOS, Dionária da Silva. Afirmação negra e humanização de toda sociedade. In: Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre-RS: PUCRS, ano 45, n. 382, nov./2007, p.12-13.
Bom dia, o que vocês acham da questão da cota para negros/
ResponderExcluirAs cotas são ferramentas de inclusão social, partindo do pressuposto da equidade e da Meritocracia, Vivemos em um País com grandes disparidades Sociais Políticas, sociais e econômicas. As referidas cotas; é uma ação afirmativa.
ExcluirAs cotas são ferramentas de inclusão social, partindo do pressuposto da equidade e da Meritocracia, Vivemos em um País com grandes disparidades Sociais Políticas, sociais e econômicas. As referidas cotas; é uma ação afirmativa.MARIA CANDIDA DE JESUS PEREIRA
ExcluirIndubitavelmente, realizar práticas pedagógicas sobre a diversidade étnico-racial não deve se restringir apenas ao dia 20 de novembro. Esse tema deve está inserido no currículo escolar em todas as áreas. Segundo a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, tornam-se obrigatórios no PPP bem como no currículo escolar. Destarte , o ensino para Educação das Relações Étnico-Raciais deve presente em todos os níveis da educação básica.
ResponderExcluirCom a implementação dessa lei a educação brasileira só tem, fazendo com que se incorporado no cotidiano escolar os princípios de igualdade racial. Fico satisfeita ao ver o empenho de uma professora da educação básica para fazer a lei sair do papel.
ResponderExcluirPaulo Freire diz que o óbvio é preciso alguém falar. Um País que tem sua História , multiétnica, multicultural, Que teve 350 anos de escravidão. Tem uma dívida Histórica com sua História... A presente lei foi construída em 2003 fruto de muita luta pelo movimento negro, faz parte de uma História ancestral de luta e resistência. e quase duas décadas depois ainda tem problemas em sua efetividade. A inclusão da mesma é uma ação afirmativa... Mas temos ainda muitos desafios
ExcluirPaulo Freire diz que o óbvio é preciso alguém falar. Um País que tem sua História , multiétnica, multicultural, Que teve 350 anos de escravidão. Tem uma dívida Histórica com sua História... A presente lei foi construída em 2003 fruto de muita luta pelo movimento negro, faz parte de uma História ancestral de luta e resistência. e quase duas décadas depois ainda tem problemas em sua efetividade. A inclusão da mesma é uma ação afirmativa... Mas temos ainda muitos desafios. MARIA CANDIDA DE JESUS PEREIRA
ExcluirCom a implementação dessa lei a educação brasileira só tem a ganhar, fazendo com que seja incorporado no cotidiano escolar os princípios de igualdade racial. Fico satisfeita ao ver o empenho de uma professora da educação básica para fazer a lei sair do papel.
ResponderExcluirQuais os benefícios que a lei 10.639/2003 trouxe para a educação brasileira? FRANCIELCIO SILVA DA COSTA-UESPI.
ResponderExcluirEm qual contexto histórico a lei 10.639/2003 foi sancionada ? FRANCIELCIO SILVA DA COSTA-UESPI.
A lei 10.639/2003 visa atender quais reivindicações sociais ? FRANCIELCIO SILVA DA COSTA-UESPI.
Quais os maiores desafios para a efetiva prática dessa lei no sistema educacional brasileiro? FRANCIELCIO SILVA DA COSTA-UESPI.
O Brasil é um País Multicultural onde tem uma sua essência na Matriz africana, tivemos 350 anos de escravidão, luta e resistência, Urge conhecer e valorizar nossa identidade. A presente lei nasce dos movimentos negro... Mas é dever da memória e da História estudar os afro brasileiros . O grande desafio é um currículo que ainda galga no eurocentrismo,,, Livros didáticos que não estão de acordo com lei... As narrativas acadêmicas ainda distantes das narrativas didáticas, Falta investimento em formações de professores... um país que tem um racismo estrutural. E como Diz Mandela; ninguém nasce amando ou odiando... MARIA CANDIDA DE JESUS PEREIRA
ExcluirObrigada Francélio Silva
ExcluirA princípio, parabenizo a autora pela produção do texto que é de grande relevância para o meio escolar. A disseminação de discussões que tratam sobre a cultura afro brasileira e africana deve está presente em nosso dia a dia escolar, enaltecendo a cultura e tornando os estudantes conhecedores da grande contribuição que esses povos tiveram para a construção da nossa identidade. Assim, a Lei é de grande valia, porque torna o ensino obrigatório nas escolas.
ResponderExcluirDanúbia da Rocha Sousa
No Rio Grande do sul, com dez anos de vigência, foi preciso criar um decreto para a efetividade da lei... MARIA CANDIDA DE JESUS PEREIRA
ExcluirOlá, boa tarde. Sabemos que ainda existem dificuldades quanto ao ensinar embasado na lei 10.639/03, visto que ainda somos institucionalmente guiados por diretrizes eurocêntricas. O que você elenca como pontos para superamos essa deficiência?
ResponderExcluirAs. Talyta Marjorie Lira Sousa Nepomuceno
Talyta é de fundamental importância valorizar a contribuição dos afro brasileiros na Trajetória da construção da Identidade do nosso país. Trabalhar com a comunidade educacional, a contribuição na literatura, na politica e na economia... partindo da Educação Infantil, rememorar as lutas e os protagonistas. Enquanto Piauí no Tocante as Mulheres,,, A grande Esperança Garcia,,, Exemplo de Luta e resistência
ExcluirMARIA CÃNDIDA DE JESUS PEREIRA LIMA
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ResponderExcluirMuito importante essa lei, mas ainda é preciso valorizar mais o continente africano, pois hoje em dia só se estudam o Egito e os demais países ficam esquecidos.
ResponderExcluirLara Kallyne de Sousa Candido-UFPI
É muito importante ler Kabengele Munanga , Origens Africanas. MARIA CANDIDA DE JESUS PEREIRA
ExcluirA lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas e cujo objetivo é desconstruir o preconceito étnico-racial no âmbito do espaço escolar. Não foi criada apenas para se trabalhar no mês de novembro, mais durante todo o ano escolar, pois, nosso país tem raízes africanas, assim a África emergi para o Brasil, a essência de sua História e temos que valorizar nossas raízes.
ResponderExcluirRenata Aparecida da Silva
Uma das formas de superar as dificuldades de implantação da lei seria a discussão e também a capacitação dos professores, muitos desconhecem a lei 10.639/2003.
ResponderExcluirAndreia Rodrigues de Andrade.
Existe nas escolas do PNLD um kit de livros paradidáticos sobre a cultura afro um grande suporte,,, é preciso montar oficinas e fomentar a leitura.
Excluirpor Maria Cândida de Jesus Pereira
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ResponderExcluirA referida Lei ao torna obrigatório a inclusão no currículo escolar de temas da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, reconheceu e valorizou as contribuições dos povos africanos e descendentes à nação brasileira no âmbito social, econômico e cultural pertinentes à nossa História. E abriu espaço para à abordagem e aprofundamento das referidas temáticas nos livros didáticos, que anteriores a promulgação da Lei 10.639/2003, eram em sua maioria abordados de forma superficial e limitados a história de domínio sofrido pelos africanos e descendentes, além de serem abordados sobre uma perspectiva eurocêntrica.
ResponderExcluirJessé Luiz da Silva Brito.
CEAD - UFPI
É muito importante a lei 10.639/03 onde propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, mas é importante ressalta que muitos professores de história que atuam no mercado hoje em dia se formaram antes dessa lei entra em vigor, e eles não viram esse assunto na sua formação, então seria interessante o governo fazer curso de formação continuada para esses profissionais aprenderem mais sobre esse tema para assim ensinar melhor.
ResponderExcluirWelison Barbosa Resende- UESPI
Boa tarde.
ResponderExcluirDeve-se elencar também que a lei 10.639/2003 tem um papel pertinente de cunho sócio educacional que até mesmo a autora destaca no seu artigo que é a questão de se fazer um resgate histórico para que as pessoas negras afro-brasileiras conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria história.
Francielcio Silva da Costa. Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
Boa tarde.
ResponderExcluirVocê citou Cleidiane Cliveira Santos como parte de seu referencial teórico. Essa citação ela está contida em qual obra dela?
Francielcio Silva da Costa. Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
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ResponderExcluirBoa tarde! Muito bom o seu trabalho. Sou professora de História e buscamos que o ensino de História da África e de História e cultura afro-brasileira, através da educação e das metodologias de ensino, reduza a discriminação racial principalmente dentro do ambiente escolar. E de suma importância implantações de políticas públicas voltadas para a ampliação da cidadania no Brasil. Entretanto, embora obrigatória na Educação Básica e Superior, a implantação de temas como História da África e dos Africanos, a luta dos negros e a cultura negra no Brasil, assim como o papel do negro na formação social, econômica e política brasileira, não tem sido imediata.
ResponderExcluirAlessandra Cristina Costa Monteiro- UFMA
Olá. Parabéns pelas reflexões sobre o ensino afro nos espaços escolar. Acho bem interessante mostrarmos também outros espaços para além da sala de aula importantes na relação entre Memória e o Patrimônio Imaterial Afro-brasileiro. No caso aqui da minha cidade, Pinheiro -MA, podemos citar como importante manifestação cultural o tambor de crioula Ginga de Zé- Macaco.
ResponderExcluirNATÁLIA REGINA COSTA MONTEIRO- UFMA
Natália se formos analisar parte de nossa cultura é de origem africana; linguagem , alimentação, cultura. Por Exemplo: O bumba meu boi... e tantas outras que não percebemos como legado africano. Um exemplo as vezes o Egito é estudado separado da África... as danças marcam a resistência, a memória. O processo de miscigenação denota que tivemos... temos mais ligação com a áfrica. Lamentavelmente o colonialismo e imperialismo marcou com superioridade.
ExcluirPor Maria Cândida de Jesus Pereira
Olá!
ResponderExcluirA partir do exposto em seu texto, e de seu conhecimento empírico enquanto professora, que dificuldades você detecta que ainda possam estar agindo como empecilhos para que os objetivos da referida lei possam ir sendo alcançados?
Rafael Souza Ferreira (UFPA)
Boa noite!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
Certamente a Lei 10.639/03 é
necessária no Brasil, pois apesar de sermos um país em que a maioria da população é reconhecida como negra ou parda ainda é um país extremamente racista. Creio que essa lei contribui para o combate do racismo na sala de aula. Diante disso, como você acha que a referida lei pode contribuir, também, para combater a intolerância religiosa em relação as religiões de matriz africana no âmbito escolar?
Thais da Silva Portela (UEMA)
A lei 10639/03 é importante numa politica de inclusao.social quanto a importancia do negro na sociedade brasileira. Lamentavelmente esta discussao está aquém em muitos ambientes escolares, pois como sabemos, muitos ignoram de forma abruptamente essa bonita historia do povo brasileiro, a contribuiçao africana e seu papel importantes nos espaços educacacionais. Qual a melhor metodologia de se trabalhar essa disciplina nas escolas?
ResponderExcluirTrabalhar as contribuições. Marc Bloch diz que a História estuda o homem no tempo...E hoje quais as contribuições do povo africano, o que herdamos? Quais as lutas do povo afro brasileiros? Por que o Brasil foi o ÚLTIMO PAÍS DA AMÉRICA A FAZER SUA ABOLIÇÃO? Pode começar com uma roda de conversa... Quais os protagonistas das lutas e resistências.. ontem morreu a atriz Rute de Sousa primeira mulher negra a fazer teatro... abriu as portas pra gerações presentes... quais os desafios para promover uma sociedade mais equitativa?
ExcluirTrabalhar as contribuições. Marc Bloch diz que a História estuda o homem no tempo...E hoje quais as contribuições do povo africano, o que herdamos? Quais as lutas do povo afro brasileiros? Por que o Brasil foi o ÚLTIMO PAÍS DA AMÉRICA A FAZER SUA ABOLIÇÃO? Pode começar com uma roda de conversa... Quais os protagonistas das lutas e resistências.. ontem morreu a atriz Rute de Sousa primeira mulher negra a fazer teatro... abriu as portas pra gerações presentes... quais os desafios para promover uma sociedade mais equitativa? Por Maria Cândida de Jesus Pereira
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirTenho uma dúvida. Qual a relação da lei 10.639/2003 para a lei 11.645/2008?
Francielcio Silva da Costa. Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
A Lei 10639 foi alterada para a 11,645 onde acrescenta a educação indígena.
ExcluirPor Maria Cândida
Boa tarde.
ResponderExcluirMediante meus estudos percebo que a lei 10639/2003 é uma politica pública que visa fortalecer um ensino e uma educação social de valorização dos direitos humanos.
Francielcio Silva da Costa. Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
indico o Livro Ponciá Vicença de Conceição Evarista
ExcluirMaria Cândida de Jesus Pereira
Boa tarde.
ResponderExcluirQuando Kabengele Munanga “ressalta que somos descentes da diáspora africana’. Devo contextualizar que a nossa formação sócio cultural, tem uma forte ligação com os povos de matrizes africanas em razão da de ter havido uma miscigenação muito coesa no Brasil que deixou um legado muito positivo pois, a nossa culinária, música e religiões possuem uma série de elementos advindos destas civilizações.
Francielcio Silva da Costa. Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
É muito importante ler Kabengele Munanga , Origens Africanas. MARIA CANDIDA DE JESUS PEREIRA
ExcluirBoa tarde, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirA lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas e cujo objetivo é desconstruir o preconceito étnico-racial no âmbito do espaço escolar. Tendo em vista o contexto da escravidão do negro no Brasil, o pós-abolição e as lutas contra o racismo que advém do período colonial faz-se necessário um esforço para desconstruí-lo em suas múltiplas formas de expressão. Não só por meio dos movimentos sociais atuando na sociedade e o meio acadêmico nas universidades, mas englobar o âmbito escolar desde o ensino básico ao ensino médio e trabalhar formas de desconstruir a discriminação, o preconceito e os estereótipos com a etnia negra. Maria das Dores da Rocha Sousa
É preciso rever a própria FALAAAAA
ExcluirQuando se coloca:
- Seu cabelo é ruim? Mas já mal alguém?
- Os escravos vieram da África? Não vieram , foram trazidos a força
- alguém pede uma maquiagem, meia cor da pele... e a diversidade?
- Meu amigo é bom, mas é negro.... esse mas...
- por quê só a galinha preta e o gato preto? representa superstição?
- A coisa tá preta...
- Minha filha só tem bonecas brancas
- Blak Frid
E tantas outras citações.. pejorativas ...precisamos trabalhar os conteúdos atitudinais.. e procedimentais...
Por Maria Cândida de Jesus Pereira
Olá, Maria. Boa noite!
ResponderExcluirParabéns pelo ótimo trabalho!
O seu trabalho interessa-me bastante já que trata da lei 10.639/03 da qual analisei quando fiz uma especialização na área. Nesse sentido, você poderia falar um pouco mais sobre a sua experiência de trabalho e se realizou análise do material didático, seja sobre a presença da história da África, seja pela ausência e silenciamentos do tema nos livros destinados tanto aos alunos como no manual do professor de História.
Além disso, observei que você ministrou palestra com o título “Esperança Garcia” e, desse modo, essa atividade faz parte de algum projeto na escola em que trabalha? Se sim, como funciona? Qual o público alvo? De que forma os alunos percebem o tema?
Agradeço a atenção.
Daiane Lima dos Santos
Boa Noite Daiane. Obrigada, Quanto a minha experiência em sala de aula, temos sim o desafio do livro didático, o autor que mais se aproxima na narrativa didática é o Flavio Gomes. trabalho com oficinas e pesquisas. O município de Vila Nova do Piaui tem esse olhar para a temática todo ano acontece o Ciclo de Palestra sobre a Africa. Tenho como referencia a Literatura de Cabenguele Munanga e Conceição Evarista... Esse ano estamos trabalhando o protagonismo da Mulher Negra bem como : Aqualtune que segundo a tradição, era mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares. Ela seria uma princesa africana, filha de um rei do Congo, Luiza Mahin mãe de Luiz Gama, Esperança Garcia, Sojourner Truth....
ResponderExcluirQuando se trabalha as relações multirraciais fortalece o sentimento de pertencimento. Um ponto de partida necessário é o calendário com as datas de marcos africanos, a lutas e resistências... Porque somos descendentes da diáspora africana, quando trabalhamos a história dos afro brasileiro, país escravocrata, as contribuições na cultura, economia ... há um reconhecimento por os educandos. Mas estamos distantes de Consolidar a presente lei...
Grata. Maria Cândida de Jesus Pereira
Olá, boa tarde!
ExcluirEstimada Maria,
Parabéns pelo trabalho! Desejo sucesso na sua caminhada!
Daiane Lima dos Santos
A escravidão faz parte da história do Brasil e devemos enfrentar esse problemas ao passo que criamos mecanismos de reparação e combate a todo tipo de preconceitos e a Lei 10639/03 se apresenta como uma ótima oportunidade de iniciar esse trabalho.
ResponderExcluirCleberson Vieira de Araújo - CENID/UFERSA
É uma dívida histórica. A própria lei denota que o país não tem consciência... histórica o fato de precisar uma lei como obrigatoriedade..que por sua identidade enquanto nação multirracial já deveria ter um currículo que representasse sua população e ancestralidade. E ainda a lei diz que a obrigatoriedade em em Arte, História e Literatura, mas sabemos que o trabalho pode ser interdisciplinar e a todas as matérias. Mas o desafio até na obrigatoriedade. Por Maria Cândida de jesus Pereira
ExcluirBom dia! Parabéns pelo trabalho. Com toda certeza a Lei 10.639/03 é de grande relevância na educação Brasileira. O ensino da história afro brasileira traz contribuições importantes para que os alunos compreendam o contexto histórico da formação da sociedade brasileira, bem como para desconstruir visões europeias cheias de esteriótipos acerca da população afrodescendentes, possibilita também entender que os negros tiveram um papel importante na formação da sociedade brasileira, que contribuiram não apenas com sua força de trabalho no período colonial, mas com suas vivências e cultura.
ResponderExcluirMeyrilene de Sousa Pacheco
Na realidade... você está certa o processo é de formação do Povo Brasileiro... É uma forma de fortalecer o pertencimento...Grata. Maria Cândida de Jesus Pereira
ResponderExcluirBoa tarde. Parabéns pelo excelente trabalho.
ResponderExcluirA Lei 10.639/03 tem como uma de suas finalidades realizar a disseminação e produção de conhecimentos sobre nossas raízes, para que ocorram mudanças de atitudes, transformação de posturas e valores que possibilitem uma educação para a cidadania quanto a pluralidade étnico-racial contribuindo para que os sujeitos se sintam respeitados e valorizados. Isso contribui para a afirmação da identidade cultural brasileira existente em nosso país.
Você mencionou no trabalho que ministrou uma Palestra a respeito da mulher negra e escravizada, gostaria de saber qual foi a receptividade dos participantes?
ExcluirQue discussões foram suscitadas no decorrer da palestra?
Nazaré do Socorro Bitencourt Viegas-UFPA/PPEB.
Boa Noite. Sim trabalhamos com palestras e oficinas. Esperança Garcia representa muito pela sua coragem. Em 1770 escreve uma carta ao governador da provincia, denunciando os maus tratos que vivia... o pais é reflexo de sua História...Ela representa muitas mulheres... o público participa, e consequentemente entender as mazelas sociais ajuda a enfrentá-las,Grata. Maria Cândida de Jesus Pereira
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ResponderExcluirOlá Maria Cândida Pereira, boa tarde. A lei 10.639/03 no ensino de história é realmente importantíssima por assegurar o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino (tanto públicas como particulares) do ensino básico. Mas será que esta lei realmente é colocada em prática em todas as instituições?
ResponderExcluirIsaildo de Carvalho Veloso - UFPI
Infelizmente não. Os piores indicadores no país as vítimas estão nos Afros descendentes, Analfabetismo, violência, desemprego, mortalidade infantil... Claro que só a lei não resolva.. mas é um caminho ; Maria Cândida de Jesus Pereira
ExcluirDiscutir sobre as relações étnico-raciais nos faz refletir sobre a importância que deve ser dada
ResponderExcluiras lutas das populações afrodescendentes. Freire nos adverte que é preciso conhecer o percurso histórico de um povo, suas lutas e, esse conhecimento é fundamental para sugerir decisões que envolvam vontade política, mobilização e organização de cada grupo cultural com vistas a finalidades comuns que requer uma prática educativa fundamentada no respeito às diferenças peculiares de cada grupo. O conhecimento da Lei 10.639/2003, fundamentada no conhecimento popular das comunidades afrodescendentes podem ser associados às práticas educativas no âmbito da prática pedagógica escolar.
Nazaré do Socorro Bitencourt Viegas-UFPA/PPEB.
Precisamos escrever mais sobre a temática das relações étnico-raciais. Discorrer sobre as leis que tratam a respeito dos avanços e garantias de direitos dos afrodescendentes para que as pessoas conheçam sobre a história dos negros. As lutas dos remanescentes de quilombos apontam para os movimentos reivindicatórios que foram se desenvolvendo ao longo do tempo e continuam até dias atuais, exigindo do estado e da sociedade civil maior visibilidade para essas populações.
ResponderExcluirNazaré do Socorro Bitencourt Viegas-UFPA/PPEB.
com certeza.. prezada Nazaré; Maria Cândida de Jesus Pereira
ExcluirA aplicabilidade da Lei 10.639/2003 visa iniciar nas escolas o conhecimento sobre a história das populações afro-brasileiras que desconstrua o racismo construído há séculos na nação brasileira por uma sociedade eurocêntrica, preconceituosa, racista e elitista. Esse conhecimento deve proporcionar uma formação adequada aos alunos para que estes possam compreender e conhecer a formação do povo brasileiro e as contribuições dos afrodescendentes, na economia, cultura e identidade brasileira.
ResponderExcluirInfelizmente, em algumas escolas os alguns professores ainda não realizam essa discussão.
Nazaré do Socorro Bitencourt Viegas.
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ResponderExcluirOlá, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirNa sua opinião, o desconhecimento sobre a África pode também ser justificado por que muitos professores acham que só a disciplina História deve trabalhar a temática?
Att: Camíla Joseane e Sousa Rios Costa- CESC/UEMA.
Boa Noite!!!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, após a aprovação da Lei 10.639/03, o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana,fez-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira.
NEUDIANE PEREIRA DOS SANTOS
Excluir