Cleide
Maria de Carvalho Silva
Doutoranda
em Ciências da Educação –PY, Mestra em Ciências da Educação, graduada em
História e Pedagogia, especialista em: História Política do Piauí, Psicopedagogia
Clinica e Institucional, LIBRAS, Docência do Ensino Superior e Políticas
Públicas em Gênero e Raça.
Resumo: Os
concursos e seletivos docente de nível superior, costuma ser composto de três
etapas que são: prova escrita, prova didática e prova de título. Essa pesquisa
é em torno do barema que contém os critérios da prova de título. E para isso o
currículo docente na formação da identidade do professor é uma pesquisa de
cunho bibliográfico qualitativa com o título: A construção do sujeito (professor),
diante do mercado de trabalho, com o objetivo de analizar a influencia dos
baremas nas provas de títulos docente. As categorías de análise são: o barema
como construtor do currículo docente; criterios contidos nos baremas e a
importancia de enriquecer o currículo docente. São exigências com criterios que
mudam de instituição para instituição, ocorrendo a subjetividade na análise o
que leva o docente a viver em uma maratona para enriquecer o seu currículo
lattes.
Palavras-Chave: Identidade docente. Baremas. Concursos e seletivos docente
.
Introdução
A identidade
do professor, inicia desde o primeiro momento da graduação, onde passa a
construir, desconstruir e reconstruir conceitos, conforme adquire saberes,
conhecimentos e experiências para sua prática docente. Moldando sua
personalidade docente para construir sua identidade, que nunca estar pronta e
acabada. É uma formação contínua, segue o curso do desenvolvimento e mudanças
da sociedade ou melhor, grupo social que sua profissão exerce para eles que é a
educação-discente.
A formação
docente é contínua como já foi citado e nessa construção da identidade não tem
finalidade só com o discente. Más a sua carreira e posição no mundo académico.
Diante das exigências do mercado de trabalho, o docente vive uma verdadeira
maratona para enriquecer o seu currículo lattes com os criterios dos baremas
dos concursos e seletivos docentes de nível superior.
Diante dessa
problemática para inserir-se no mundo docente superior, fez-se uma pesquisa
sobre análise de currículo docente, intitulada: “A construção do sujeito
(professor), diante do mercado de trabalho”, tem como objetivo geral: analisar
a influencia do barema nas provas de títulos docente. Os específicos: a)
apresentar o barema como construtor do currículo docente, b) identificar os
criterios contidos nos baremas para análise de currículo docente, c) mostrar a
importancia de enriquecer o currículo docente, diante das exigencias do mercado
de trabalho, com os objetivos formulados, construiu-se a pergunta central da
pesquisa que é: Qual a influencia dos baremas na analise de currículo docente
nos cuncursos e seletivos de nível superior? Com base nos escritos de Ferreira
(2014),Ghedin, Almeida e Leite (2008), Falsarella (2004), Imbernón (2011), Libâneo (2011), Nóvoa (1995),
Marconi; Lakatos (2009), além de outros antecedentes que sustentam essa
pesquisa tanto na ideia principal, quanto as secundárias.
Essa pesquisa
justifica-se com o objetivo de uma discursão e reflexão de um tema problemático
no momento da análise do currículo docente com criterios nos baremas que muitas
vezes os participantes não possuem em seus currículos. O método escolhido para
o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica que a torna
qualitativa, feito um levantamento dos antecedentes do tema da pesquisa, sua
seleção conforme os objetivos específicos e dar-se a análise do material
selecionado, construído-se a pesquisa onde não a torna finda e nem acabada,
faz-se uma forma de instigar os leitores que desejam dar continuidade e
servindo de antecedentes para outras pesquisas.
Identidade
docente
De origem
latina (iden) identidade, seu significado é igualdade e continuidade, por isso
a identidade do docente é uma formação contínua, sempre em desenvolvimento. E
muitas vezes o docente chega a ter crise de identidade diante das questões
sociais da atualiadade que mudam a todo momento.
A construção
da identidade do docente é permeada pelo mercado de trabalho vigente do século
XXI, tanto pela concepção de trabalho quanto pelo status que ostentam na
sociedade em geral. Percebe-se que a construção da identidade do docente não
possui exclusivamente fins pedagógico, mais de forma explícita a acessão
profissional. É uma corrida para definir quem é o profissional e para quê este
estar preparado.
Os docentes
muitas vezes chegam a pensarem que são incapases de exercerem seu trabalho
diante de tanto descaso com o ensinar, porém, cobram por demais o currículo de
títulos dos mesmos. Por isso, o docente precisa construir sua identidade com
capacitações que conferem mais títulos do que ensino-aprendizagem. Como diz Pimenta: “É na leitura
crítica da profissão diante das realidades sociais que se buscam os
referenciais para modificá-los” (PIMENTA, 1999,p.19). O docente não pode nos
días atuais limitar somente aos conteúdos programáticos da institutição e
livros didáticos, precisa-se integrar dos temas e conteúdos conforme a
sociedade que vive, estar inserido.
Formação
continuada
Hoje as IES
em geral estão oferencendo varios tipos de cursos de capacitações para
docentes, assim o docente constroi sua identidade profissional, instrumentaliza
o docente para que use na sua prática o conjunto de conhecimentos e saberes
adquiridos. Na nova conjuntura da educação, para o professor ter só
conhecimentos de terminada área de sua formação não conseguirá acompanhar os
apredizes e mesmo as IES não incorporam a seu corpo docente professores que não
tenha uma formação atualizada, contínua e diversificada (pisco, línguas,
inclusão ).
Segundo
Libâneo:
[...] provê formação
cultural e científica, que possibilita o contato dos alunos com a
cultura, aquela cultura
provida pela ciência,
pela técnica, pela linguagem, pela estética, pela ética.
Especialmente, uma escola de qualidade é
aquela que inclui,
uma escola contra
a exclusão econômica,
política, cultural, pedagógica (LIBÂNEO, 2004, p. 35).
Os conhecimentos, adquiridos durante
a sua formação de docente precisam serem alimentados para que ganhe significado
durante o exercício de sua profissão. E é com a formação continuada que o
docente alimenta a sua profissão. Essa necessidade de títulos com criterios de
pontuação elevado faz com quê o docente passe a fazer cursos e participar de
evento académicos e científicos com o intuito únicamente de certificado.
Para
o exercício profissional precisa dos saberes e práticas, as qualidades são as
competências, junto precisa também de habilidades, capacidades e atitudes
relacionadas aos conhecimentos teóricos que são exercidos na prática.
Como diz
Libâneo (2004), o professor competente é aquele que é capaz de resolver
situações problemáticas, tenha capacidade de movilizar recursos cognitivos,
capacidade de se relacionar e possui procedimentos técnicos. Ou seja, o
polivalente que hoje é denominado de interdisciplinariedade.
Para que
esse professor seja cada dia mais competente, ele precisa buscar mais e mais
conhecimentos, que le torne-se um sujeito pensante e crítico. Libâneo (2004)
diz sobre o professor: Ser especialista no conteúdo que vai ensinar, ter
dominio de métodos e procedimentos de ensino, desenvolver visão crítica, saber
aplicar variados instrumentos de avaliação, lidar com a tecnologia, conhecer
varias formas culturais, ser ativo e pro ativo.
Para exercer o seu trabalho de docente o profissional precisa desenvolver competências profissionais específicas, como foi citado anteriormente: conhecer outras línguas, saber trabalhar com a psico e a diversidade. Precisa saber trabalhar o todo para manter-se na excelencia profissional.
Para exercer o seu trabalho de docente o profissional precisa desenvolver competências profissionais específicas, como foi citado anteriormente: conhecer outras línguas, saber trabalhar com a psico e a diversidade. Precisa saber trabalhar o todo para manter-se na excelencia profissional.
A
influência do barema
Segundo
o dicionário Aurélio (2002) barema é o conjunto de critérios de avaliação acompanhados da respectiva
pontuação. E esse é o sujeito que nos dias atuais estar direcionando o docente
para a contrução de sua identidade profissional. Pois diante dos concursos e
seletivos do século XXI o docente pesquisa e analisa os baremas das provas de
títulos de nível superior para poder planejar qual o direção que deve tomar na
construção de sua identidade, como palestras e participações em simpósio
nacionais e internacionais, publicações de artigos e livros só e em parcerias,
são os ISBN e ISSN.
A função do docente hoje não estar só com transmissão de conhecimentos
teóricos, mais ter uma consciência crítica e emancipatória como um profissional
competente. E é ai que entrar a corrida pelo enriquecimento do currículo lattes
que definirá a sua identidade docente. Para as famosas provas de títulos, onde os baremas vão contar cada 0,5
ponto que você tem mais que o seu concorrente. Porém os baremas não tem
consenso nem na mesma instituição imagine em instituições diferentes. Cada
edital tem seus critérios completamente diferente e a sua experiência,
capacitações e construção de identidade docente
com as produções acadêmicas.
Alguns editais diz que a prova de titulo é de caráter classificatório,
sabe-se que a pontuação da prova de títulos muda não só a classificação, mais
tira muita gente da lista de classificados. Nos editais constumam constar os
seguintes trechos na área de prova de títulos: A prova de títulos, de caráter classificatório, consistirá da apreciação
e valoração pela banca examinadora dos títulos apresentados pelo candidato no
seu curriculum vitae atualizado no formato da Plataforma Lattes, essa é uma das
justificativas do que seja uma prova de titulo que permeiam hoje nos concursos
e seletivos de nível superior, assim como, as classificações das produções que
são todas iguais nos editais: Será considerada toda a produção
científica, filosófica, bibliográfica, técnica, artística e, ou, cultural,
publicados, independentemente da área de conhecimento do concurso.
Em seguida os editais de nível superior divide o barema em grupo de
títulos com as devidas pontuações correspondentes:
I – grupo de títulos acadêmicos;
II – grupo de atividades de ensino;
III – grupo de produção científica, tecnológica, literária,
filosófica ou artística;
IV – grupo de funções administrativas universitárias;
V – grupo de atividades de extensão.
O quadro abaixo é uma simulação dos baremas
dos editáis pesquisados que constam no nivel superior de 2019.
Produção Científica/Técnica/Cultural e/ou Artística – na área do
Concurso (últimos cinco anos anteriores à data do Edital)
NA ÁREA DO CONCURSO
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Pontos por Componente Curricular
|
Máximo de Pontos a serem Atribuídos
|
Publicação:
|
||
de livro
técnico-didático-científico com ISBN ou ISSN (impresso ou eletrônico):
|
||
a) autoria individual
|
10,0
|
50,0
|
b) co-autoria
|
5,0
|
25,0
|
c) coordenação/organização
|
10,0
|
50,0
|
2,0
|
10,0
|
|
de artigo técnico-didático-científico em revista ou outro periódico
especializado de circulação nacional ou estrangeira (indexada)
|
||
a) autoria individual
|
10,0
|
50,0
|
b) co-autoria
|
5,0
|
25,0
|
de artigo técnico-didático-científico em revista ou outro periódico
especializado de circulação nacional ou estrangeira (não indexada)
|
||
a) autoria individual ou principal
|
40,0
|
20,0
|
b) co-autoria
|
1,0
|
5,0
|
Pesquisa executada e divulgada por meio de relatório impresso que
explicite objetivo, metodologia, procedimentos e resultado alcançado não
pontuado de outra forma:
|
||
a) coordenador
|
5,0
|
25,0
|
b) participante
|
3,0
|
15,0
|
Apresentação de trabalho, individual ou
coletivo em reunião científica, em âmbito regional ou nacional (congresso,
seminário, simpósio ou evento similar).
|
2,0
|
10,0
|
Apresentação de trabalho produzido
individual ou coletivamente em reunião científica, em âmbito internacional
(congresso, seminário, simpósio ou evento similar).
|
3,0
|
15,0
|
Registro de patente ou licença relativa a
trabalho, produto ou aparelho resultante de invenção ou desenvolvimento ou
aperfeiçoamento tecnológico.
|
10,0
|
50,0
|
Prêmio ou láurea científico, técnico,
artístico-cultural ou profissional de caráter nacional ou internacional (não
honorífico).
|
7,0
|
35,0
|
Obra artística, técnica ou cultural
|
5,0
|
25,0
|
Quadro elaborado pela pesquisadora, 2019.
Construção
do currículo docente
Percebe-se
que o currículo docente não faz-se só, precisa da dinâmica do professor para
que ocorra essa construção. Quando o professor estar na sua formação contínua
existem varios beneficiarios nesse processo, desde a reflexão sobre as suas
práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar de forma eficiente e
significativa, como a melhoria da ação educativa no ambiente escolar. Tudo pode
ser redirecionado e reorganizando para que os objetivos postos na educação
sejam alcançados com sua formação contínua que beneficia a educação como um
todo.
Assim como, a
formação continuada pode possibilitar a construção da identidade docente,
também enriquece seu currículo lattes e aprimora conhecimentos louvável a
prática educativa. Pois a formação continuada instrumentaliza o docente com um
conjunto de conhecimentos e experiências para serem utilizadas na sua práxis.
Nessa construção denominada capacitação, estar as palestras em eventos
académicos, simposios, seminários, oficinas, mesas redondas, wordshop, feiras
culturais, organizador de eventos académicos, produções e publicações em
revistas impressas, virtuais, libros impressos e e-book. Tudo que seja possível
para enriquecer seu currículo lattes, a socialização segundo Gadotti (2000) é
um processo de aprendizagem conforme a situação das pessoas envolvidas.
Destaca-se
ainda, conforme Frozino
(2006, p. 52), que "[...] é preciso observar os desejos, as necessidades e
as motivações de cada um [...] as estruturas socioeconômicas, as
características de mercado de trabalho, os valores dominantes [...] o contexto
histórico dentro do qual os encaminhamentos profissionais se inscrevem". O
percebe-se no contexto atual é que a corrida para a formação do currículo
versos contrução da identidade do docente é a motivação que a sociedade
acadêmica e comercial (mercado de trabalho) exige na atualidade. O docente é
possuidor de conhecimentos, de ideias, crenças e opiniões que o leva ao
desempenho de suas atividades conforme a mudança de seu comportamento e
definição de sua carreira.
Concursos
e seletivos docente
O século XXI
fica conhecido como o século dos concursos, nem sempre visto com bons olhos,
porém torna acessível ao maior número de pessoas. E a partir dos concursos e
seletivos os docentes passam a ver que não basta somente ter conhecimentos
teóricos, saber repassar conteúdos e ter dominio de sala de aula, mais precisa
possuir um currículo lattes cheio de produções científicas e publicações.
Conforme relata Diniz (2012, p. 15):
[...] a década de 1990 passa a valorizar os saberes
da experiência, a partir das discussões sobre os saberes que um educador e uma
educadora precisam ter para se
constituírem como profissionais da educação. Surge uma complexidade de
teorias e práticas marcadas por rupturas com modelos ou pensamentos sobre
o trabalho docente
e formação de
profissionais da educação estabelecidos
anteriormente as quais
são compatíveis com um
sujeito que também produz saberes, sempre induzido pelas relações de poder
fabricadas no ato de educar.
A construção do currículo docente configura-se em um processo de mudanças
que não são percebidas apenas na prática pedagógica não, mais no currículo do
professor e na sua acessão profissional, ou seja, em toda a dimensão social que
do professor estar inserido. Como diz Libâneo ( 2004, p.
75), “conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém
um professor”, esse é o portfolio
do profissional da educação.
Com a corrida
para enriquecer o currículo docente diante do mercado de trabalho e os
criterios dos baremas nos editáis de nível superior o professor precisa ter
ética e compromisso com a profissão para não terminar andando pelos caminos
contrarios ao seu exercício profissional. Participar de eventos só com o
objetivo de adquirir certificados para seu currículo, sem nenhum conhecimento
que possa ser utilizado na educação é correr o risco de pasar a ser um
demagogo.
Ao desempenho
competente e compromissado dos deveres e responsabilidades que constituem a
especificidade de ser professor e ao comportamento ético e político expresso
nas atitudes relacionadas à prática profissional (LIBÂNEO, 2004, p. 75).
Percebe-se que as provas de títulos é para ter uma função coadjuvante,
não podem sobrepor a prova escrita de conhecimentos específicos, pois rompería
com a regra constitucional. Porém sabe-se que a prova de titulo tira muita
gente da lista de concorrencia na fila do mercado de trabalho. Diz ser só para
orden de classificação, mais você que ficou em terceiro lugar em uma lista de
chamada imediata de cinco e teve dois que tem currículo com mais títulos que
você é claro que você ficará para a segunda chamada.
Metodologia
Esta pesquisa tem como
objetivo analisar a influência do
barema nas provas de títulos docente e para cumprir com o objetivo proposto
fez-se um levantamento dos antecedentes da temática, passou-se a uma pesquisa
bibliográfica com base nos autores citados na introdução, para saber qual é a
teoria de cada um desses autores que possam corresponder aos objetivos. É um
estudo de caráter qualitativo, por basear-se exclusivamente em uma pesquisa
bibliográfica. Após a leitura fez-se um mapa conceitual e em seguida passou-se
a produzir o texto conforme os conceitos pesquisados.
Considerações
finais
O objetivo desse artigo
foi analisar a influência dos baremas
nas provas de títulos docente. O que é um objetivo cumprido e seu êxito
vêm com as discursões que o tema venha instigar após as leituras feito pelos
que interessam pelo tema.
Com os objetivos
específicos que foram elencados para o desenvolvimento deste artigo, como o de apresentar o barema como construtor do
currículo docente; identificar os critérios contidos nos baremas para análise
de currículo docente; mostrar a importância de enriquecer o currículo docente,
diante das exigências do mercado de trabalho. Com a caracterização da
relação identidade docente, barema e capacitação de professores, pode-se deduzir
que o processo contínuo sempre será inacabado, principalmente diante do mercado
de trabalho que exige cada vez mais super docentes que não tenha só
conhecimento de conteúdo e manejo de sala de aula, mais que sejam pesquisadores
e produtores com publicações, ávidos por novas formulas de conhecimento e
trabalho. Em uma sociedade globalizada o lema seria:” Nenhum docente ficará
para trás”.
Referências
AURÉLIO. O mini dicionário de língua portuguesa.
4ª edição revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. 7ª impressão-Rio de
Janeiro, 2002.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto.
Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a
formação de professores da educação básica. Brasília, DF: MEC; CNE,
2001.
FROZINO, A. D. Formação Profissional:
percursos e desafios para a escolha de carreira. 2006. 152 p. Dissertação
(Mestrado) - Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, UNITAU,
Taubaté, 2006.
LIBANEO,
José Carlos. A organização e a
gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora
Alternativa, 2004.
LIBANEO,
José Carlos. Panorama do ensino da
didática, das metodologias especifica e das disciplinas conexas nos cursos de
pedagogia: repercussão na qualidade da formação
profissional. In: Longarezi. A. Puentes, R. V. (org.). Panorama da
didática- ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011.
PIMENTA,
Selma, Garrido. Formação de
professores: identidade e
saberes da docência. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo:
Cortez, 2000.
Bom dia professora Cleide! Professora com a análise de seu texto gerou uma questão no qual queria que a senhora comentasse: essa busca de títulos dos profissionais da educação, principalmente para obter uma boa colocação em concursos, reflete no cenário educacional no qual o país passa, ou seja, há uma maior preocupação em buscar títulos para melhorar colocação e não para melhorar a qualidade do ensino nas escolas?
ResponderExcluirAgradeço sua atenção
Edson dos Santos Ferreira Junior- UFAM
Boa noite Edson!
ExcluirÉ isso mesmo, a busca por título não condiz com o conhecimento referente aos títulos que possui.
Mais não quer dizer que os docentes estão colecionando títulos sem conhecimento não.
Apenas, os docentes vivem em uma corrida por títulos conforme o interesse do mercado de trabalho e muitas vezes deixam de cursarem, adquirirem uma capacitação na área que se gosta.
Obrigado professora!
ExcluirRealmente a atualização no currículo torna se importante na obtenção de novos conhecimentos e também para maior classificação em bancas de concurso, o que não é importante ressaltar é que os cursos de aprimoracao não pode ser apenas para esse fim, mas sim para uma prática em sala de aula mais eficiente.
ResponderExcluirTeresinha Luisa Rodrigues
Boa noite Teresinha!
ExcluirConcordo plenamente. O certificado é a comprovação da aprendizagem significativa que adquiriu.
Quando o texto coloca a corrida para enriquecer o currículo, ele está expondo a necessidade do docente para esse fato. Apesar de alguns fazerem as capacitações com o objetivo do certificado, muitos fazem com o objetivo de ter mais um conhecimento em uma determinada area e consequentemente será mais capacitado.
Boa tarde! Achei seu texto bem interessante. Como não sei como funciona, os concursos, fiquei com uma dúvida, se você puder me ajudar ficarei muito agradecida. Geralmente o que é mais importante para um curriculum, a pessoa ter mais participação em eventos e ter realizado muitas produções ou ela ser mais interdisciplinar, saber outro idioma e ter feito cursos, como de Libras por exemplo?
ResponderExcluirLara Kallyne de Sousa Candido-UFPI
Boa noite Lara,
ExcluirO mais importante é ter vários conhecimentos. O que vai determinar se um supera o outro é o mercado de trabalho.
A formação continuada na atualidade tem sido um tema recorrente , Para Santos e Brito o movimento de construção do sujeito professor ,da professoralidade está associada á idéia de construção /reconstrução permanente da atividade docente cotidiana como processo que ocorre desde o inicio da carreira docente e se prolonga nas experiências construídas e vividas na profissão . Nota- se portanto na vivência da profissão os professores vão se apropriando de práticas ,de conhecimentos e de concepções que são sinteses de suas relações com os alunos , com os pares e com o saber , que se estabelecem no interior da escola e que permeiam a ação docente.
ResponderExcluirBoa noite Brígida!
ExcluirÉ isso mesmo que você disse. A apropriação de novos conhecimentos que venha valorizar o desempenho do docente com seus discentes.
Boa tarde !
ResponderExcluirBem interessante, o cerne da problemática proposta, uma vez que desde o ingresso no Ensino Superior , a fala dos docentes universitários sempre perpassam pela "alimentação" do currículo lattes , essencial para concorrência de bolsas, monitorias, auxílios, estágios, etc. Próprio do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Assim, tanto a demanda qualificacional, quanto às êxigencias cobradas pelo mercado de trabalho, refletem a discrepância capitalista vigente.
Atenciosamente,
Maykon Albuquerque Lacerda- UEMA/Campus Caxias-MA
Boa noite Maycon!
ExcluirParabéns pelo entendimento do texto. É uma corrida para enriquecer o currículo que fica de lado o enriquecimento do conhecimento.
Boa tarde, prof. Cleide. Parabéns pelo trabalho. Por favor, destaque a importância de concursos como acesso democrático e justo a cargos públicos. Obrigada.
ResponderExcluirAndreia Rodrigues de Andrade. CEAD/UFPI. UESPI.
Boa noite Andreia
ExcluirSim, os concursos públicos são o caminho para o acesso democrático a área pleiteada. O que questiona se é o enriquecimento do currículo com a finalidade dos baremas. Pois a pontuação dos certificados leva a mudar de posição em uma ordem de chamada em um concurso.
Boa noite! Ótima proposta, parabéns!
ResponderExcluirVocê fala dos profissionais da educação que prestam concursos ou seletivos para atuarem no nível superior de ensino cuja aprovação do candidato está sujeita a três etapas: prova escrita, prova didática, prova de títulos. Como você mesmo ressalta há diferenças no modo como essas etapas podem ser conduzidas. Por exemplo, a prova escrita pode ser objetiva ou subjetiva, na prova didática a IES pode disponibilizar ou não equipamentos como data show e etc. Dessas etapas você destaca a prova de título (análise do currículo) e a forma como os profissionais da educação buscam se adequar as exigências contidas no edital e é aqui que se estabelece o embate entre estar certificado e estar certificado com a aprendizagem de fato. A impressão que fica é como se o conhecimento fosse uma consequência do certificado e não o certificado do conhecimento.
A qualificação profissional, a formação continuada ,e cursos de capacitação são sem dúvida indispensáveis para o profissional, seja ele qual for, mas deve ser feita de forma responsável e com ganhos tanto para o docente quanto para o discente.
Jessica Gadelha Morais. UFPI/UESPI.
Boa noite Jessica
ExcluirSim, concordo plenamente que essas capacitações tragam benefícios para a aprendizagem e domínio de novas ferramentas para a educação. Mais diante do mercado de trabalho super concorrido e com as políticas das instituições, muitos participam das capacitações com a intenção meramente do certificado.
Boa noite. Parabéns Profª. Cleide Maria de Carvalho Silva pela pesquisa. Essa abordagem é de grande valia para o aprimoramento profissional. Acredito que questões como a formação de professores não pode ser tratada isoladamente, mas sim como todas as questões relacionadas diretamente ao contexto educacional que pode ser inseridas numa realidade social, histórica, política e também econômica, assim como as idéias de neoliberalismo e globalização que afetam todas as relações que envolvem esse processo.
ResponderExcluirElaine Rodrigues de Souza. UNEMAT.
Boa noite caríssimo Elaine
ExcluirObrigada pela leitura do texto e felicitações.
Sim, acredito que a formacao do professor deva ser no contexto social que está inserido.
Ótimo texto, a leitura é compreensível e traz uma questão importantíssima a respeito do currículo no mercado de trabalho. Atualmente o profissional da educação (graduado), tem a necessidade de ter um currículo bastante recheado para poder ter uma boa pontuação na seleção ou concurso que irá fazer e isso instiga o profissional encher seu currículo sem ao menos ter a preocupação de que estar melhorando sua didática. Que isso é muito importante, e saber repassar o que aprendeu para o aluno é saber ter uma metodologia que se aplique a isso. Por que embora é necessário ter um bom currículo, também é necessário ser um profissional que saiba repassar o que aprendeu.
ResponderExcluirBruno Moreno Soares. UVA-Ce
Boa noite!
ExcluirInfelizmente muitos pensam no quantitativo ou seja enriquecer o currículo com certificado que são meros papéis, pois não agrega nenhum conhecimento para a sua profissão. Tudo devido uma política que diz ser capaz quem mais tem títulos.
Boa tarde cleide !
ExcluirRealmente muitos pensam somente em enriquecer seus currículos, sem o menor interesse de ampliar seus conhecimentos. Parabéns pelo seu excelente artigo, pois mim fez pensar e refletir como as mudanças sociais, políticas e etc. Que vem contribuindo para a formação continuada do sujeito professor.
Vanessa da Silva Brito .
UFPI -CSHNB
Boa Noite! gostei bastante da sua pesquisa parabens, apos a leitura tirei muitas duvidas que tinha ,e a importancia de nos qualificarmos cada vez mais;
ResponderExcluirTania Maria Veiga Silva. UFPA
Boa noite Tânia!
ExcluirFico feliz que você tenha gostado do texto. Obrigada.
Boa noite!
ResponderExcluirO artigo reúne alguns pontos importantes no tocante à formação profissional e as exigências do mercado Superior Educacional.
No atual momento político, social e econômico do Brasil, vemos muitas dificuldades para manteção das condições básicas .Numa ótica profissional, tal gargalo também reflete, como na diminuta condição que o graduado encontra para dar sequência a sua formação continuada, haja vista que em grande parte isso da-se em forma de financiamento individual, requerendo a necessidade de recursos financeiros muitas vezes inexistente pela ausência de espaço para a inserção no mercado.
As instituições de Ensino Superior (Mercado Docente) muitas vezes adere a uma lógica capitalista qualitativa, gerando sobrecarga e perda de qualidade.
É isso mesmo Ana Caroline, muitas vezes priorizam a quantidade do que a qualidade.
ExcluirObrigada pela participação.
Indubitavelmente, com a conjuntura atual, com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, exigem do profissional docente formação continuada bem como uma formação complementar. Destarte, sendo necessário atualizar seus conhecimentos para que possam desempenhar melhor sua ação docente. Dentro dessa perspectiva, a formação continuada, parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática.
ResponderExcluirBom dia Raimunda Nonata,
ExcluirA formação continuada é necessário devido novos paradigmas na educação, mudanças social, econômica e política que são verdadeiras mutações na construção do sujeito. Precisa se atualizar, questionar e formular novos conceitos para que sejam cooparticipativo na aquidicao do conhecimento e não meros intermediações dos conceitos formulados por outros.
Obrigada pelo posicionamento.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia professora Cleide, eu acabo de concluir a graduação em Licenciatura em História, falando Sobre os processos seletivos e concursos docentes não necessariamente para minis6no ensino superior, mas no ensino básico vejo uma dificuldade principalmente aqui no estado do Pará, que seria a disponibilização de um número baixo de vagas para a minha área de atuação, embora Durante a graduação eu tenha explorado um preparação bastante interessa para os concursos quase não vejo oportunidades. Sobre a formação continuada ainda tenho dificuldade em encontrar cursos ou especializações que não seja na capital Belém, no caso da educação inclusiva como libras ou braille a dificuldade é ainda maior.
ResponderExcluirMateus de Sousa Almeida
Boa noite Mateus
ExcluirBem interessante seu tema de pesquisa da graduação. Lastimável na sua região não ter essas formações continuadas e especializações específicas. Na minha região temos bastante formação continuada é especializações e várias áreas, hoje mesmo estava falando sobre isso em um seminário em Asunción Paraguai.
Se você tem interesse em aperfeiçoar -se . Entre em contato comigo a partir da próxima semana(86)994117995.
Obrigada pela interpretação do texto.
Parabéns pelo texto, que acaba por ser uma crítica construtiva. Excelente análise sobre os critérios de classificação nos concursos, onde a prova de títulos não assume um padrão em todas as instituições de ensino superior.
ResponderExcluirPara ilustrar a situação aqui debatida, basta olharmos para a própria palavra "Currículo", ou melhor "Curriculum", que tem como um de seus significados "pista de corrida". Colocando os professores em seu processo de formação, muitos vão mudando sua identidade, e as etapas desta corrida exigem cada vez mais capacitação dos mesmos dentro da lógica capitalista, onde todos as áreas devem obedecer, principalmente a educação. O problema reside no fato de que a quantidade de títulos pode não significar necessariamente qualidade.
Contribuo aqui com este comentário, que dentre os vários problemas do sistema educacional brasileiro está justamente este aqui tratado no artigo. Em minha opinião, deveriam ser criados métodos de avaliação dos CONTEÚDOS e não somente dos TÍTULOS. Só um título não conta a história.
FRANCISCO LUCAS GONÇALVES DOS REIS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS.
Oi professora, na sua opinião os professores estão cada vez mais construindo sua identidade em relação a sua carreira e posição no mundo acadêmico para atender ao que o mercado pede (principalmente títulos), e estão se preocupando menos com os discentes?
ExcluirFRANCISCO LUCAS GONÇALVES DOS REIS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.
Excelente a sua análise professora Cleide. Em formato de alerta pode ser notado que essa procura constante pela obtenção quantitativa de certificação tem feito com que o aluno acabe por desvalorizar a própria aprendizagem que pode ser adquira em determinados eventos. Sabendo disso gostaria que vc podesse me indicar diferentes perspectivas para tal problemática averiguada nos dias atuais, e com isso demonstrar que para o profissional o conhecimento continuo deve ser estimulado, porém com um propósito eficaz e qualitativo.
ResponderExcluirFoi de grande valia as suas palavras para um profissional em formação, parabéns pela iniciativa!
Comentado por: Ruan David Santos Almeida acadêmico do CESC-UEMA.
Professora Cleide Maria de Carvalho Silva, amei cada linha que li, muito importante tratar do processo de seleção em si, questionar como tem se desenvolvido desde a preparação dos profissionais docentes, como a avaliação desses profissionais. Parabéns.
ResponderExcluirRonnie Cassio Coleho Silva (UEMA/UniFacema)
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ResponderExcluirProfessora Cleide de Carvalho Silva, parabéns pelo excelente trabalho, tirou muitas dúvidas muito esclarecedora sua pesquisa. Mostrando que atualmente busca-se uma grande quantidade de cursos e que muitas vezes isso acaba atrapalhando aprendizagem, pois muitos alunos/docentes acabam não dando tanto valor para esses cursos, sendo que estes são de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirAldeanne Silva de Sousa (UEMA)
Boa tarde!
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizar a professora Cleide Maria pelo excelente trabalho. E dizer que gostei muito da analise a qual se dedicou a fazer, a leitura fez-me refletir sobre a importância da qualificação profissional com responsabilidade perante a sociedade e o mercado de trabalho. Passo a pensar um pouco mais sobre a construção da minha identidade pessoal refletida e relacionada com a identidade profissional.
Ivanuel Moraes de Sousa
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ResponderExcluirParabéns, professora Cleide!
ResponderExcluirSeu trabalho só veio a contribuir para não só para os profissionais que já exercem, mas também aos futuros educadores que estão se preparando para o mercado de trabalho. Através do currículo que o mercado exige, a vida das pessoas estão se tornando cada vez mais desafiadoras no dia a dia em busca de mais qualificação para poder disputar uma vaga.
Laiane Ferreira Guimarães (UFMA).
A leitura desse trabalho considerando a importância da formação acadêmica levou-me a lembrar dos meus primeiro períodos letivos da graduação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ História onde nos deparamos com a reconstrução de conceitos que tínhamos aprendido no ensino básico.
ResponderExcluirE percebemos na Graduação a necessidade dessa busca continuada da qualificação do professor para ter um curriculum bem qualificado sem esquecer principalmente do conhecimento e aprendizado.
Ivanuel Moraes de Sousa
O comentário do texto acima é de ;
ResponderExcluirEverlly Silva Bezerra de Lima
UEMA - acadêmica em História
OLA!
ResponderExcluirProfessora Cleide Maria
Nessa afirmação onde você relata que "os docentes muitas vezes chegam a pensarem que são incapazes de exercerem seu trabalho diante de tanto descaso com o ensinar, porém, cobram por demais o currículo de títulos dos mesmos. Nesse contexto podemos intender que essa busca em um certo momento deixar a pessoa alienada?
Ivanuel Moraes de Sousa (UFMA - CAMPUS VII/CODÓ-MA)
Infelizmente vivemos em um país onde muitas vezes o que vigora é o famoso "Jeitinho brasileiro", o que permite que pessoas aptas a docência e melhor classificadas em concursos e seletivos percam suas vagas para quem apenas adquire certificados vazios. Mas certamente essas qualificações quando feitas adequadamente contribuem para o exercício do trabalho do professor, considero porém que os títulos não deveriam constituir um peso tão grande nos concursos, e que ao serem aprovados os professores pudessem ter a oportunidade de se aperfeiçoarem no que for relevante em sua área.
ResponderExcluirCristiane Coelho de Sousa-UFPI
Parabéns, professora Cleide! Como tudo na vida há dois lados, primeiro há professores que estão na corrida para enriquecer o currículo e acaba ficando de lado o enriquecimento do conhecimento e há os que fazem as duas coisas: enriquecem o currículo e o conhecimento para potencializar suas práticas pedagógicas. Seu artigo é muito relevante, gostaria de dialogar com a senhora acerca deste barema: "Você concorda com a forma de avaliação do mesmo? Em se tratando de sua estrutura, o que acrescentaria ou retiraria?
ResponderExcluirRenata Aparecida da Silva
Boa noite, interessante a temática abordada, realmente muitas exigências para os professores, principalmente no âmbito para lecionar na Universidade em relação ao Barema, mas não somente em seletivos e concursos , também para a seleção em mestrado, Doutorado em relação ao currículo Lattes . E em alguns casos essa busca em enriquecer o currículo acaba gerando acúmulos de projetos, estagio , extensão , o que pode ocasionar a falta de suporte aos acadêmicos, bolsistas, estagiários que estão participando das atividades. Meu intuito não é realizar criticas , pois compreendo que estas atividades são importantes para a produção do conhecimento , no entanto essa busca por títulos e produções é uma exigência que esta imposta aos docentes , sendo preciso ir em busca para não ficar de fora do mercado de trabalho.
ResponderExcluirAline Cássia Mazutti/ Acadêmica DEAD/UNEMAT
Parabéns, professora Cleide! Achei seu texto bem interessante. Deve-se ter em mente que o professor é um dos atores de qualquer processo de ensino-aprendizagem; Não é mais considerado um simples transmissor de conhecimento, mas é o profissional encarregado de orientar os alunos para a conquista de novas habilidades. É por isso que o professor deve passar por processos de formação contínua, sendo estes os principais requisitos para alcançar uma educação de qualidade.
ResponderExcluirNa América Latina, a formação contínua em ensino avançou, ainda há limitações e barreiras que devem ser superadas, é um processo de desenvolvimento que contempla atitudes, comportamentos e habilidades.
A formação contínua envolve a atualização de conhecimentos, habilidades e atitudes, não apenas no campo disciplinar em si, mas também no campo pedagógico, o que contribui para a perfeita prática de ensino, pois com isso eles podem entender e planejar um planejamento.
Isso mesmo Letícia, a formação contínua e necessária e o professor precisa dela para estar a altura dos paradigmas da educação que surgem com os novos sujeitos a cada instante.
ExcluirObrigada querida pela participação. É um privilégio ter o comentário de uma Decana da UTIC-PY.
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ExcluirEstamos em meio a uma transição de um modelo de ensino um modelo que tinha como base um quadro negro com um professor ensinando uma turma de alunos relativamente homogênea esse modelo Já está ficando como uma forma inadequada de se ensina, disso vem um dos grandes desafios para a construção de uma identidade de trabalho para os atuais professor e para aqueles que estão em formação pra muitos vai modificar seus conceitos que formou em anos de trabalho, esse novo tipo de faz necessário um conhecimento com cultura não basta transmitir e para esse processo o professor terá um papel determinante para o resultado da aprendizagem. O professor sairá de um sujeito individual com os alunos e entra para um coletivo com outros professores que não necessariamente vai estar na sala de aula muitas vezes estará no no bolso do aluno através de um celular podendo levar ao aluno confrontar as ideias do professor de sala de aula, o desafio será construir essa nova identidade sem perder a essência do que o professor de verdade.
ResponderExcluirMarcos Jusselino Da Silva Gomes
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ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Considero bem relevante a temática do artigo. Pois, diante da realidade atual que exige capacitação e eficiência no trabalho. O professor precisa sempre está buscando enriquecer o seu currículo e ao mesmo tempo inovando sua prática diária em sala de aula. Contudo, estas inovações devem estar condizentes com as necessidades e interesses dos alunos para que possa gerar uma aprendizagem ativa e construtiva.
ResponderExcluirPor Amarildo de Sousa Rabelo
Gostaria de saber se você concorda e considera relevante esta forma de avaliação para a entrada no mercado de trabalho como o melhor direcionamento para o êxito do processo de ensino-aprendizagem?
ResponderExcluirPor Amarildo de Sousa Rabelo
Parabéns pelo trabalho. Não é só o conhecimento acadêmico que faz a diferença na formação. Desde o início, é fundamental que haja incentivo para o contato e a prática com o mercado de trabalho. No entanto, a uma exigência para ter um bom currículo , isso causa até uma certa frustração . Já que o mundo profissional está a cada dia competitivo.
ResponderExcluirAna Leticia Araújo Goes CESC-UEMA
Professores tem que ser valorizados em qualquer parte do Brasil porque são sempre importantes.
ResponderExcluirMisael Croto Canela
Parabéns pelo trabalho .O mercado de trabalho exige do professor essa busca por títulos, o problema está relacionado ao interesse de cada profissional , se todos professores aproveitassem essas formações para a busca de novos conhecimentos e não somente para busca de títulos, certamente a educação teria um grande avanço na sua qualidade.
ResponderExcluirRuth Lima Barabach Cerqueira
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ResponderExcluirComo enriquecer o currículo numa sociedade capitalista,que nos impulsiona a trabalhar cada vez mais,cadê o tempo para formação?
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ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!! Bem interessante o tema . o contexto atual exige muito do profissional , o mesmo precisa está sempre se atualizando buscando sempre conhecimento.
ExcluirAmanda Gabriela do Rego Nascimento
Concordo plenamente. O professor precisa sempre está buscando enriquecer o seu currículo
ResponderExcluirAmanda Gabriela do Rego Nascimento
Boa noite, professora Cleide!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, a leitura do mesmo fez eu entender como caminhar e fortalecer meu currículo mesmo durante a graduação.
Laiane Ferreira Guimarães
Universidade Federal Do Maranhão Campus VII(UFMA) CODÓ.
Boa Noite!!!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, o professor nos dias atuais, deve estar sempre atualizado em busca de novos conhecimento, renovando assim seus currículos, para enfrentar o mercado de trabalho que esta a cada dia tão concorrido e exigente.
NEUDIANE PEREIRA DOS SANTOS
ExcluirObrigada Neudiane, precisamos sempre estar atualizadas no contexto educacional.
ExcluirCleide Carvalho.