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A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO (PROFESSOR), DIANTE DO MERCADO DE TRABALHO


Cleide Maria de Carvalho Silva
Doutoranda em Ciências da Educação –PY, Mestra em Ciências da Educação, graduada em História e Pedagogia, especialista em: História Política do Piauí, Psicopedagogia Clinica e Institucional, LIBRAS, Docência do Ensino Superior e Políticas Públicas em Gênero e Raça.



Resumo: Os concursos e seletivos docente de nível superior, costuma ser composto de três etapas que são: prova escrita, prova didática e prova de título. Essa pesquisa é em torno do barema que contém os critérios da prova de título. E para isso o currículo docente na formação da identidade do professor é uma pesquisa de cunho bibliográfico qualitativa com o título: A construção do sujeito (professor), diante do mercado de trabalho, com o objetivo de analizar a influencia dos baremas nas provas de títulos docente. As categorías de análise são: o barema como construtor do currículo docente; criterios contidos nos baremas e a importancia de enriquecer o currículo docente. São exigências com criterios que mudam de instituição para instituição, ocorrendo a subjetividade na análise o que leva o docente a viver em uma maratona para enriquecer o seu currículo lattes.

Palavras-Chave: Identidade docente. Baremas. Concursos e seletivos docente
.

Introdução

A identidade do professor, inicia desde o primeiro momento da graduação, onde passa a construir, desconstruir e reconstruir conceitos, conforme adquire saberes, conhecimentos e experiências para sua prática docente. Moldando sua personalidade docente para construir sua identidade, que nunca estar pronta e acabada. É uma formação contínua, segue o curso do desenvolvimento e mudanças da sociedade ou melhor, grupo social que sua profissão exerce para eles que é a educação-discente.
A formação docente é contínua como já foi citado e nessa construção da identidade não tem finalidade só com o discente. Más a sua carreira e posição no mundo académico. Diante das exigências do mercado de trabalho, o docente vive uma verdadeira maratona para enriquecer o seu currículo lattes com os criterios dos baremas dos concursos e seletivos docentes de nível superior.
Diante dessa problemática para inserir-se no mundo docente superior, fez-se uma pesquisa sobre análise de currículo docente, intitulada: “A construção do sujeito (professor), diante do mercado de trabalho”, tem como objetivo geral: analisar a influencia do barema nas provas de títulos docente. Os específicos: a) apresentar o barema como construtor do currículo docente, b) identificar os criterios contidos nos baremas para análise de currículo docente, c) mostrar a importancia de enriquecer o currículo docente, diante das exigencias do mercado de trabalho, com os objetivos formulados, construiu-se a pergunta central da pesquisa que é: Qual a influencia dos baremas na analise de currículo docente nos cuncursos e seletivos de nível superior? Com base nos escritos de Ferreira (2014),Ghedin, Almeida e Leite (2008), Falsarella (2004), Imbernón (2011), Libâneo (2011), Nóvoa (1995), Marconi; Lakatos (2009), além de outros antecedentes que sustentam essa pesquisa tanto na ideia principal, quanto as secundárias.
Essa pesquisa justifica-se com o objetivo de uma discursão e reflexão de um tema problemático no momento da análise do currículo docente com criterios nos baremas que muitas vezes os participantes não possuem em seus currículos. O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica que a torna qualitativa, feito um levantamento dos antecedentes do tema da pesquisa, sua seleção conforme os objetivos específicos e dar-se a análise do material selecionado, construído-se a pesquisa onde não a torna finda e nem acabada, faz-se uma forma de instigar os leitores que desejam dar continuidade e servindo de antecedentes para outras pesquisas.

Identidade docente

De origem latina (iden) identidade, seu significado é igualdade e continuidade, por isso a identidade do docente é uma formação contínua, sempre em desenvolvimento. E muitas vezes o docente chega a ter crise de identidade diante das questões sociais da atualiadade que mudam a todo momento.
A construção da identidade do docente é permeada pelo mercado de trabalho vigente do século XXI, tanto pela concepção de trabalho quanto pelo status que ostentam na sociedade em geral. Percebe-se que a construção da identidade do docente não possui exclusivamente fins pedagógico, mais de forma explícita a acessão profissional. É uma corrida para definir quem é o profissional e para quê este estar preparado.
Os docentes muitas vezes chegam a pensarem que são incapases de exercerem seu trabalho diante de tanto descaso com o ensinar, porém, cobram por demais o currículo de títulos dos mesmos. Por isso, o docente precisa construir sua identidade com capacitações que conferem mais títulos do que ensino-aprendizagem. Como diz Pimenta: “É na leitura crítica da profissão diante das realidades sociais que se buscam os referenciais para modificá-los” (PIMENTA, 1999,p.19). O docente não pode nos días atuais limitar somente aos conteúdos programáticos da institutição e livros didáticos, precisa-se integrar dos temas e conteúdos conforme a sociedade que vive, estar inserido.

Formação continuada

Hoje as IES em geral estão oferencendo varios tipos de cursos de capacitações para docentes, assim o docente constroi sua identidade profissional, instrumentaliza o docente para que use na sua prática o conjunto de conhecimentos e saberes adquiridos. Na nova conjuntura da educação, para o professor ter só conhecimentos de terminada área de sua formação não conseguirá acompanhar os apredizes e mesmo as IES não incorporam a seu corpo docente professores que não tenha uma formação atualizada, contínua e diversificada (pisco, línguas, inclusão ).
Segundo Libâneo:     
             
[...] provê formação cultural e científica, que possibilita o contato dos alunos com  a  cultura,  aquela  cultura  provida  pela  ciência,  pela  técnica,  pela linguagem, pela estética, pela ética. Especialmente, uma escola de qualidade é  aquela  que  inclui,  uma  escola  contra  a  exclusão  econômica,  política, cultural, pedagógica (LIBÂNEO, 2004, p. 35).

            Os conhecimentos, adquiridos durante a sua formação de docente precisam serem alimentados para que ganhe significado durante o exercício de sua profissão. E é com a formação continuada que o docente alimenta a sua profissão. Essa necessidade de títulos com criterios de pontuação elevado faz com quê o docente passe a fazer cursos e participar de evento académicos e científicos com o intuito únicamente de certificado.
Para o exercício profissional precisa dos saberes e práticas, as qualidades são as competências, junto precisa também de habilidades, capacidades e atitudes relacionadas aos conhecimentos teóricos que são exercidos na prática.
Como diz Libâneo (2004), o professor competente é aquele que é capaz de resolver situações problemáticas, tenha capacidade de movilizar recursos cognitivos, capacidade de se relacionar e possui procedimentos técnicos. Ou seja, o polivalente que hoje é denominado de interdisciplinariedade.
Para que esse professor seja cada dia mais competente, ele precisa buscar mais e mais conhecimentos, que le torne-se um sujeito pensante e crítico. Libâneo (2004) diz sobre o professor: Ser especialista no conteúdo que vai ensinar, ter dominio de métodos e procedimentos de ensino, desenvolver visão crítica, saber aplicar variados instrumentos de avaliação, lidar com a tecnologia, conhecer varias formas culturais, ser ativo e pro ativo.
Para exercer o seu trabalho de docente o profissional precisa desenvolver competências profissionais específicas, como foi citado anteriormente: conhecer outras línguas, saber trabalhar com a psico e a diversidade. Precisa saber trabalhar o todo para manter-se na excelencia profissional.

A influência do barema

 

Segundo o dicionário Aurélio (2002) barema é o conjunto de critérios de avaliação acompanhados da respectiva pontuação. E esse é o sujeito que nos dias atuais estar direcionando o docente para a contrução de sua identidade profissional. Pois diante dos concursos e seletivos do século XXI o docente pesquisa e analisa os baremas das provas de títulos de nível superior para poder planejar qual o direção que deve tomar na construção de sua identidade, como palestras e participações em simpósio nacionais e internacionais, publicações de artigos e livros só e em parcerias, são os ISBN e ISSN.

A função do docente hoje não estar só com transmissão de conhecimentos teóricos, mais ter uma consciência crítica e emancipatória como um profissional competente. E é ai que entrar a corrida pelo enriquecimento do currículo lattes que definirá a sua identidade docente. Para as famosas provas de títulos, onde os baremas vão contar cada 0,5 ponto que você tem mais que o seu concorrente. Porém os baremas não tem consenso nem na mesma instituição imagine em instituições diferentes. Cada edital tem seus critérios completamente diferente e a sua experiência, capacitações e construção de identidade docente  com as produções acadêmicas.

Alguns editais diz que a prova de titulo é de caráter classificatório, sabe-se que a pontuação da prova de títulos muda não só a classificação, mais tira muita gente da lista de classificados. Nos editais constumam constar os seguintes trechos na área de prova de títulos:  A prova de títulos, de caráter classificatório, consistirá da apreciação e valoração pela banca examinadora dos títulos apresentados pelo candidato no seu curriculum vitae atualizado no formato da Plataforma Lattes, essa é uma das justificativas do que seja uma prova de titulo que permeiam hoje nos concursos e seletivos de nível superior, assim como, as classificações das produções que são todas iguais nos editais: Será considerada toda a produção científica, filosófica, bibliográfica, técnica, artística e, ou, cultural, publicados, independentemente da área de conhecimento do concurso.

Em seguida os editais de nível superior divide o barema em grupo de títulos com as devidas pontuações correspondentes:

I – grupo de títulos acadêmicos;
II – grupo de atividades de ensino;
III – grupo de produção científica, tecnológica, literária, filosófica ou artística;
IV – grupo de funções administrativas universitárias;
V – grupo de atividades de extensão.
O quadro abaixo é uma simulação dos baremas dos editáis pesquisados que constam no nivel superior de 2019.

Produção Científica/Técnica/Cultural e/ou Artística – na área do Concurso (últimos cinco anos anteriores à data do Edital)

NA ÁREA DO CONCURSO
 Pontos por Componente Curricular
Máximo de Pontos a serem Atribuídos
Publicação:
de livro técnico-didático-científico com ISBN ou ISSN (impresso ou eletrônico):
a) autoria individual
10,0
50,0
b) co-autoria
5,0
25,0
c) coordenação/organização
10,0
50,0

2,0
10,0
de artigo técnico-didático-científico em revista ou outro periódico especializado de circulação nacional ou estrangeira (indexada)
a) autoria individual
10,0
50,0
b) co-autoria
5,0
25,0
de artigo técnico-didático-científico em revista ou outro periódico especializado de circulação nacional ou estrangeira (não indexada)
a) autoria individual ou principal
40,0
20,0
b) co-autoria
1,0
5,0
Pesquisa executada e divulgada por meio de relatório impresso que explicite objetivo, metodologia, procedimentos e resultado alcançado não pontuado de outra forma:
 a) coordenador
5,0
25,0
b) participante
3,0
15,0
Apresentação de trabalho, individual ou coletivo em reunião científica, em âmbito regional ou nacional (congresso, seminário, simpósio ou evento similar).

2,0

10,0
Apresentação de trabalho produzido individual ou coletivamente em reunião científica, em âmbito internacional (congresso, seminário, simpósio ou evento similar).

3,0

15,0
Registro de patente ou licença relativa a trabalho, produto ou aparelho resultante de invenção ou desenvolvimento ou aperfeiçoamento tecnológico.

10,0

50,0
Prêmio ou láurea científico, técnico, artístico-cultural ou profissional de caráter nacional ou internacional (não honorífico).

7,0

35,0
Obra artística, técnica ou cultural
5,0
25,0
Quadro elaborado pela pesquisadora, 2019.


Construção do currículo docente

Percebe-se que o currículo docente não faz-se só, precisa da dinâmica do professor para que ocorra essa construção. Quando o professor estar na sua formação contínua existem varios beneficiarios nesse processo, desde a reflexão sobre as suas práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar de forma eficiente e significativa, como a melhoria da ação educativa no ambiente escolar. Tudo pode ser redirecionado e reorganizando para que os objetivos postos na educação sejam alcançados com sua formação contínua que beneficia a educação como um todo.
Assim como, a formação continuada pode possibilitar a construção da identidade docente, também enriquece seu currículo lattes e aprimora conhecimentos louvável a prática educativa. Pois a formação continuada instrumentaliza o docente com um conjunto de conhecimentos e experiências para serem utilizadas na sua práxis. Nessa construção denominada capacitação, estar as palestras em eventos académicos, simposios, seminários, oficinas, mesas redondas, wordshop, feiras culturais, organizador de eventos académicos, produções e publicações em revistas impressas, virtuais, libros impressos e e-book. Tudo que seja possível para enriquecer seu currículo lattes, a socialização segundo Gadotti (2000) é um processo de aprendizagem conforme a situação das pessoas envolvidas.
Destaca-se ainda, conforme Frozino (2006, p. 52), que "[...] é preciso observar os desejos, as necessidades e as motivações de cada um [...] as estruturas socioeconômicas, as características de mercado de trabalho, os valores dominantes [...] o contexto histórico dentro do qual os encaminhamentos profissionais se inscrevem". O percebe-se no contexto atual é que a corrida para a formação do currículo versos contrução da identidade do docente é a motivação que a sociedade acadêmica e comercial (mercado de trabalho) exige na atualidade. O docente é possuidor de conhecimentos, de ideias, crenças e opiniões que o leva ao desempenho de suas atividades conforme a mudança de seu comportamento e definição de sua carreira.

Concursos e seletivos docente

O século XXI fica conhecido como o século dos concursos, nem sempre visto com bons olhos, porém torna acessível ao maior número de pessoas. E a partir dos concursos e seletivos os docentes passam a ver que não basta somente ter conhecimentos teóricos, saber repassar conteúdos e ter dominio de sala de aula, mais precisa possuir um currículo lattes cheio de produções científicas e publicações.
Conforme relata Diniz (2012, p. 15):

[...] a década de 1990 passa a valorizar os saberes da experiência, a partir das discussões sobre os saberes que um educador e uma educadora precisam ter para se   constituírem como profissionais da educação. Surge uma complexidade de teorias e práticas marcadas por rupturas com modelos ou pensamentos  sobre  o  trabalho  docente  e  formação  de  profissionais  da educação  estabelecidos  anteriormente  as  quais  são  compatíveis  com  um sujeito que também produz saberes, sempre induzido pelas relações de poder fabricadas no ato de educar.

A construção do currículo docente configura-se em um processo de mudanças que não são percebidas apenas na prática pedagógica não, mais no currículo do professor e na sua acessão profissional, ou seja, em toda a dimensão social que do professor estar inserido. Como diz Libâneo ( 2004,  p.  75), “conjunto de requisitos profissionais que tornam  alguém  um   professor”, esse é o portfolio do profissional da educação.
Com a corrida para enriquecer o currículo docente diante do mercado de trabalho e os criterios dos baremas nos editáis de nível superior o professor precisa ter ética e compromisso com a profissão para não terminar andando pelos caminos contrarios ao seu exercício profissional. Participar de eventos só com o objetivo de adquirir certificados para seu currículo, sem nenhum conhecimento que possa ser utilizado na educação é correr o risco de pasar a ser um demagogo.

Ao desempenho competente e compromissado dos deveres e responsabilidades que constituem a especificidade de ser professor e ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional (LIBÂNEO, 2004, p. 75).

Percebe-se que as provas de títulos é para ter uma função coadjuvante, não podem sobrepor a prova escrita de conhecimentos específicos, pois rompería com a regra constitucional. Porém sabe-se que a prova de titulo tira muita gente da lista de concorrencia na fila do mercado de trabalho. Diz ser só para orden de classificação, mais você que ficou em terceiro lugar em uma lista de chamada imediata de cinco e teve dois que tem currículo com mais títulos que você é claro que você ficará para a segunda chamada.
                               
Metodologia  

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência do barema nas provas de títulos docente e para cumprir com o objetivo proposto fez-se um levantamento dos antecedentes da temática, passou-se a uma pesquisa bibliográfica com base nos autores citados na introdução, para saber qual é a teoria de cada um desses autores que possam corresponder aos objetivos. É um estudo de caráter qualitativo, por basear-se exclusivamente em uma pesquisa bibliográfica. Após a leitura fez-se um mapa conceitual e em seguida passou-se a produzir o texto conforme os conceitos pesquisados.                                     

Considerações finais

O objetivo desse artigo foi analisar a influência dos baremas nas provas de títulos docente. O que é um objetivo cumprido e seu êxito vêm com as discursões que o tema venha instigar após as leituras feito pelos que interessam pelo tema.
Com os objetivos específicos que foram elencados para o desenvolvimento deste artigo, como o de apresentar o barema como construtor do currículo docente; identificar os critérios contidos nos baremas para análise de currículo docente; mostrar a importância de enriquecer o currículo docente, diante das exigências do mercado de trabalho. Com a caracterização da relação identidade docente, barema e capacitação de professores, pode-se deduzir que o processo contínuo sempre será inacabado, principalmente diante do mercado de trabalho que exige cada vez mais super docentes que não tenha só conhecimento de conteúdo e manejo de sala de aula, mais que sejam pesquisadores e produtores com publicações, ávidos por novas formulas de conhecimento e trabalho. Em uma sociedade globalizada o lema seria:” Nenhum docente ficará para trás”.

Referências

AURÉLIO. O mini dicionário de língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. 7ª impressão-Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica. Brasília, DF: MEC; CNE, 2001.

FROZINO, A. D. Formação Profissional: percursos e desafios para a escolha de carreira. 2006. 152 p. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, UNITAU, Taubaté, 2006.

LIBANEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LIBANEO, José Carlos. Panorama do ensino da didática, das metodologias especifica e das disciplinas conexas nos cursos de pedagogia: repercussão na qualidade da formação profissional. In: Longarezi. A. Puentes, R. V. (org.). Panorama da didática- ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011.

PIMENTA, Selma, Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000.


Comentários

  1. Bom dia professora Cleide! Professora com a análise de seu texto gerou uma questão no qual queria que a senhora comentasse: essa busca de títulos dos profissionais da educação, principalmente para obter uma boa colocação em concursos, reflete no cenário educacional no qual o país passa, ou seja, há uma maior preocupação em buscar títulos para melhorar colocação e não para melhorar a qualidade do ensino nas escolas?

    Agradeço sua atenção
    Edson dos Santos Ferreira Junior- UFAM

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    1. Boa noite Edson!
      É isso mesmo, a busca por título não condiz com o conhecimento referente aos títulos que possui.
      Mais não quer dizer que os docentes estão colecionando títulos sem conhecimento não.
      Apenas, os docentes vivem em uma corrida por títulos conforme o interesse do mercado de trabalho e muitas vezes deixam de cursarem, adquirirem uma capacitação na área que se gosta.

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  2. Realmente a atualização no currículo torna se importante na obtenção de novos conhecimentos e também para maior classificação em bancas de concurso, o que não é importante ressaltar é que os cursos de aprimoracao não pode ser apenas para esse fim, mas sim para uma prática em sala de aula mais eficiente.

    Teresinha Luisa Rodrigues

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    1. Boa noite Teresinha!
      Concordo plenamente. O certificado é a comprovação da aprendizagem significativa que adquiriu.
      Quando o texto coloca a corrida para enriquecer o currículo, ele está expondo a necessidade do docente para esse fato. Apesar de alguns fazerem as capacitações com o objetivo do certificado, muitos fazem com o objetivo de ter mais um conhecimento em uma determinada area e consequentemente será mais capacitado.

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  3. Boa tarde! Achei seu texto bem interessante. Como não sei como funciona, os concursos, fiquei com uma dúvida, se você puder me ajudar ficarei muito agradecida. Geralmente o que é mais importante para um curriculum, a pessoa ter mais participação em eventos e ter realizado muitas produções ou ela ser mais interdisciplinar, saber outro idioma e ter feito cursos, como de Libras por exemplo?
    Lara Kallyne de Sousa Candido-UFPI

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    1. Boa noite Lara,
      O mais importante é ter vários conhecimentos. O que vai determinar se um supera o outro é o mercado de trabalho.

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  4. A formação continuada na atualidade tem sido um tema recorrente , Para Santos e Brito o movimento de construção do sujeito professor ,da professoralidade está associada á idéia de construção /reconstrução permanente da atividade docente cotidiana como processo que ocorre desde o inicio da carreira docente e se prolonga nas experiências construídas e vividas na profissão . Nota- se portanto na vivência da profissão os professores vão se apropriando de práticas ,de conhecimentos e de concepções que são sinteses de suas relações com os alunos , com os pares e com o saber , que se estabelecem no interior da escola e que permeiam a ação docente.

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    1. Boa noite Brígida!
      É isso mesmo que você disse. A apropriação de novos conhecimentos que venha valorizar o desempenho do docente com seus discentes.

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  5. Boa tarde !
    Bem interessante, o cerne da problemática proposta, uma vez que desde o ingresso no Ensino Superior , a fala dos docentes universitários sempre perpassam pela "alimentação" do currículo lattes , essencial para concorrência de bolsas, monitorias, auxílios, estágios, etc. Próprio do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Assim, tanto a demanda qualificacional, quanto às êxigencias cobradas pelo mercado de trabalho, refletem a discrepância capitalista vigente.
    Atenciosamente,
    Maykon Albuquerque Lacerda- UEMA/Campus Caxias-MA

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    1. Boa noite Maycon!
      Parabéns pelo entendimento do texto. É uma corrida para enriquecer o currículo que fica de lado o enriquecimento do conhecimento.

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  6. Boa tarde, prof. Cleide. Parabéns pelo trabalho. Por favor, destaque a importância de concursos como acesso democrático e justo a cargos públicos. Obrigada.
    Andreia Rodrigues de Andrade. CEAD/UFPI. UESPI.

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    1. Boa noite Andreia
      Sim, os concursos públicos são o caminho para o acesso democrático a área pleiteada. O que questiona se é o enriquecimento do currículo com a finalidade dos baremas. Pois a pontuação dos certificados leva a mudar de posição em uma ordem de chamada em um concurso.

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  7. Boa noite! Ótima proposta, parabéns!
    Você fala dos profissionais da educação que prestam concursos ou seletivos para atuarem no nível superior de ensino cuja aprovação do candidato está sujeita a três etapas: prova escrita, prova didática, prova de títulos. Como você mesmo ressalta há diferenças no modo como essas etapas podem ser conduzidas. Por exemplo, a prova escrita pode ser objetiva ou subjetiva, na prova didática a IES pode disponibilizar ou não equipamentos como data show e etc. Dessas etapas você destaca a prova de título (análise do currículo) e a forma como os profissionais da educação buscam se adequar as exigências contidas no edital e é aqui que se estabelece o embate entre estar certificado e estar certificado com a aprendizagem de fato. A impressão que fica é como se o conhecimento fosse uma consequência do certificado e não o certificado do conhecimento.
    A qualificação profissional, a formação continuada ,e cursos de capacitação são sem dúvida indispensáveis para o profissional, seja ele qual for, mas deve ser feita de forma responsável e com ganhos tanto para o docente quanto para o discente.
    Jessica Gadelha Morais. UFPI/UESPI.

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    1. Boa noite Jessica
      Sim, concordo plenamente que essas capacitações tragam benefícios para a aprendizagem e domínio de novas ferramentas para a educação. Mais diante do mercado de trabalho super concorrido e com as políticas das instituições, muitos participam das capacitações com a intenção meramente do certificado.

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  8. Boa noite. Parabéns Profª. Cleide Maria de Carvalho Silva pela pesquisa. Essa abordagem é de grande valia para o aprimoramento profissional. Acredito que questões como a formação de professores não pode ser tratada isoladamente, mas sim como todas as questões relacionadas diretamente ao contexto educacional que pode ser inseridas numa realidade social, histórica, política e também econômica, assim como as idéias de neoliberalismo e globalização que afetam todas as relações que envolvem esse processo.
    Elaine Rodrigues de Souza. UNEMAT.

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    1. Boa noite caríssimo Elaine
      Obrigada pela leitura do texto e felicitações.
      Sim, acredito que a formacao do professor deva ser no contexto social que está inserido.

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  9. Ótimo texto, a leitura é compreensível e traz uma questão importantíssima a respeito do currículo no mercado de trabalho. Atualmente o profissional da educação (graduado), tem a necessidade de ter um currículo bastante recheado para poder ter uma boa pontuação na seleção ou concurso que irá fazer e isso instiga o profissional encher seu currículo sem ao menos ter a preocupação de que estar melhorando sua didática. Que isso é muito importante, e saber repassar o que aprendeu para o aluno é saber ter uma metodologia que se aplique a isso. Por que embora é necessário ter um bom currículo, também é necessário ser um profissional que saiba repassar o que aprendeu.
    Bruno Moreno Soares. UVA-Ce

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    1. Boa noite!
      Infelizmente muitos pensam no quantitativo ou seja enriquecer o currículo com certificado que são meros papéis, pois não agrega nenhum conhecimento para a sua profissão. Tudo devido uma política que diz ser capaz quem mais tem títulos.

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    2. Boa tarde cleide !
      Realmente muitos pensam somente em enriquecer seus currículos, sem o menor interesse de ampliar seus conhecimentos. Parabéns pelo seu excelente artigo, pois mim fez pensar e refletir como as mudanças sociais, políticas e etc. Que vem contribuindo para a formação continuada do sujeito professor.

      Vanessa da Silva Brito .
      UFPI -CSHNB

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  10. Boa Noite! gostei bastante da sua pesquisa parabens, apos a leitura tirei muitas duvidas que tinha ,e a importancia de nos qualificarmos cada vez mais;
    Tania Maria Veiga Silva. UFPA

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    1. Boa noite Tânia!
      Fico feliz que você tenha gostado do texto. Obrigada.

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  11. Ana Carolina Cardoso Dias30 de julho de 2019 às 18:55

    Boa noite!
    O artigo reúne alguns pontos importantes no tocante à formação profissional e as exigências do mercado Superior Educacional.
    No atual momento político, social e econômico do Brasil, vemos muitas dificuldades para manteção das condições básicas .Numa ótica profissional, tal gargalo também reflete, como na diminuta condição que o graduado encontra para dar sequência a sua formação continuada, haja vista que em grande parte isso da-se em forma de financiamento individual, requerendo a necessidade de recursos financeiros muitas vezes inexistente pela ausência de espaço para a inserção no mercado.
    As instituições de Ensino Superior (Mercado Docente) muitas vezes adere a uma lógica capitalista qualitativa, gerando sobrecarga e perda de qualidade.

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    1. É isso mesmo Ana Caroline, muitas vezes priorizam a quantidade do que a qualidade.
      Obrigada pela participação.

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  12. Indubitavelmente, com a conjuntura atual, com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, exigem do profissional docente formação continuada bem como uma formação complementar. Destarte, sendo necessário atualizar seus conhecimentos para que possam desempenhar melhor sua ação docente. Dentro dessa perspectiva, a formação continuada, parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática.

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    1. Bom dia Raimunda Nonata,
      A formação continuada é necessário devido novos paradigmas na educação, mudanças social, econômica e política que são verdadeiras mutações na construção do sujeito. Precisa se atualizar, questionar e formular novos conceitos para que sejam cooparticipativo na aquidicao do conhecimento e não meros intermediações dos conceitos formulados por outros.
      Obrigada pelo posicionamento.

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  13. Bom dia professora Cleide, eu acabo de concluir a graduação em Licenciatura em História, falando Sobre os processos seletivos e concursos docentes não necessariamente para minis6no ensino superior, mas no ensino básico vejo uma dificuldade principalmente aqui no estado do Pará, que seria a disponibilização de um número baixo de vagas para a minha área de atuação, embora Durante a graduação eu tenha explorado um preparação bastante interessa para os concursos quase não vejo oportunidades. Sobre a formação continuada ainda tenho dificuldade em encontrar cursos ou especializações que não seja na capital Belém, no caso da educação inclusiva como libras ou braille a dificuldade é ainda maior.

    Mateus de Sousa Almeida

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    1. Boa noite Mateus
      Bem interessante seu tema de pesquisa da graduação. Lastimável na sua região não ter essas formações continuadas e especializações específicas. Na minha região temos bastante formação continuada é especializações e várias áreas, hoje mesmo estava falando sobre isso em um seminário em Asunción Paraguai.
      Se você tem interesse em aperfeiçoar -se . Entre em contato comigo a partir da próxima semana(86)994117995.
      Obrigada pela interpretação do texto.

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  14. Francisco Lucas Gonçalves dos Reis31 de julho de 2019 às 06:21

    Parabéns pelo texto, que acaba por ser uma crítica construtiva. Excelente análise sobre os critérios de classificação nos concursos, onde a prova de títulos não assume um padrão em todas as instituições de ensino superior.
    Para ilustrar a situação aqui debatida, basta olharmos para a própria palavra "Currículo", ou melhor "Curriculum", que tem como um de seus significados "pista de corrida". Colocando os professores em seu processo de formação, muitos vão mudando sua identidade, e as etapas desta corrida exigem cada vez mais capacitação dos mesmos dentro da lógica capitalista, onde todos as áreas devem obedecer, principalmente a educação. O problema reside no fato de que a quantidade de títulos pode não significar necessariamente qualidade.
    Contribuo aqui com este comentário, que dentre os vários problemas do sistema educacional brasileiro está justamente este aqui tratado no artigo. Em minha opinião, deveriam ser criados métodos de avaliação dos CONTEÚDOS e não somente dos TÍTULOS. Só um título não conta a história.
    FRANCISCO LUCAS GONÇALVES DOS REIS.
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS.

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    1. Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.2 de agosto de 2019 às 07:37

      Oi professora, na sua opinião os professores estão cada vez mais construindo sua identidade em relação a sua carreira e posição no mundo acadêmico para atender ao que o mercado pede (principalmente títulos), e estão se preocupando menos com os discentes?
      FRANCISCO LUCAS GONÇALVES DOS REIS.
      UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.

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  15. Excelente a sua análise professora Cleide. Em formato de alerta pode ser notado que essa procura constante pela obtenção quantitativa de certificação tem feito com que o aluno acabe por desvalorizar a própria aprendizagem que pode ser adquira em determinados eventos. Sabendo disso gostaria que vc podesse me indicar diferentes perspectivas para tal problemática averiguada nos dias atuais, e com isso demonstrar que para o profissional o conhecimento continuo deve ser estimulado, porém com um propósito eficaz e qualitativo.
    Foi de grande valia as suas palavras para um profissional em formação, parabéns pela iniciativa!

    Comentado por: Ruan David Santos Almeida acadêmico do CESC-UEMA.

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  16. Professora Cleide Maria de Carvalho Silva, amei cada linha que li, muito importante tratar do processo de seleção em si, questionar como tem se desenvolvido desde a preparação dos profissionais docentes, como a avaliação desses profissionais. Parabéns.

    Ronnie Cassio Coleho Silva (UEMA/UniFacema)

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  17. Professora Cleide de Carvalho Silva, parabéns pelo excelente trabalho, tirou muitas dúvidas muito esclarecedora sua pesquisa. Mostrando que atualmente busca-se uma grande quantidade de cursos e que muitas vezes isso acaba atrapalhando aprendizagem, pois muitos alunos/docentes acabam não dando tanto valor para esses cursos, sendo que estes são de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem.

    Aldeanne Silva de Sousa (UEMA)

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  18. Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de parabenizar a professora Cleide Maria pelo excelente trabalho. E dizer que gostei muito da analise a qual se dedicou a fazer, a leitura fez-me refletir sobre a importância da qualificação profissional com responsabilidade perante a sociedade e o mercado de trabalho. Passo a pensar um pouco mais sobre a construção da minha identidade pessoal refletida e relacionada com a identidade profissional.

    Ivanuel Moraes de Sousa

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  20. Parabéns, professora Cleide!
    Seu trabalho só veio a contribuir para não só para os profissionais que já exercem, mas também aos futuros educadores que estão se preparando para o mercado de trabalho. Através do currículo que o mercado exige, a vida das pessoas estão se tornando cada vez mais desafiadoras no dia a dia em busca de mais qualificação para poder disputar uma vaga.
    Laiane Ferreira Guimarães (UFMA).

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  21. A leitura desse trabalho considerando a importância da formação acadêmica levou-me a lembrar dos meus primeiro períodos letivos da graduação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ História onde nos deparamos com a reconstrução de conceitos que tínhamos aprendido no ensino básico.
    E percebemos na Graduação a necessidade dessa busca continuada da qualificação do professor para ter um curriculum bem qualificado sem esquecer principalmente do conhecimento e aprendizado.

    Ivanuel Moraes de Sousa

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  22. O comentário do texto acima é de ;
    Everlly Silva Bezerra de Lima
    UEMA - acadêmica em História

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  23. OLA!

    Professora Cleide Maria

    Nessa afirmação onde você relata que "os docentes muitas vezes chegam a pensarem que são incapazes de exercerem seu trabalho diante de tanto descaso com o ensinar, porém, cobram por demais o currículo de títulos dos mesmos. Nesse contexto podemos intender que essa busca em um certo momento deixar a pessoa alienada?


    Ivanuel Moraes de Sousa (UFMA - CAMPUS VII/CODÓ-MA)

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  24. Infelizmente vivemos em um país onde muitas vezes o que vigora é o famoso "Jeitinho brasileiro", o que permite que pessoas aptas a docência e melhor classificadas em concursos e seletivos percam suas vagas para quem apenas adquire certificados vazios. Mas certamente essas qualificações quando feitas adequadamente contribuem para o exercício do trabalho do professor, considero porém que os títulos não deveriam constituir um peso tão grande nos concursos, e que ao serem aprovados os professores pudessem ter a oportunidade de se aperfeiçoarem no que for relevante em sua área.
    Cristiane Coelho de Sousa-UFPI

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  25. Parabéns, professora Cleide! Como tudo na vida há dois lados, primeiro há professores que estão na corrida para enriquecer o currículo e acaba ficando de lado o enriquecimento do conhecimento e há os que fazem as duas coisas: enriquecem o currículo e o conhecimento para potencializar suas práticas pedagógicas. Seu artigo é muito relevante, gostaria de dialogar com a senhora acerca deste barema: "Você concorda com a forma de avaliação do mesmo? Em se tratando de sua estrutura, o que acrescentaria ou retiraria?
    Renata Aparecida da Silva

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  26. Boa noite, interessante a temática abordada, realmente muitas exigências para os professores, principalmente no âmbito para lecionar na Universidade em relação ao Barema, mas não somente em seletivos e concursos , também para a seleção em mestrado, Doutorado em relação ao currículo Lattes . E em alguns casos essa busca em enriquecer o currículo acaba gerando acúmulos de projetos, estagio , extensão , o que pode ocasionar a falta de suporte aos acadêmicos, bolsistas, estagiários que estão participando das atividades. Meu intuito não é realizar criticas , pois compreendo que estas atividades são importantes para a produção do conhecimento , no entanto essa busca por títulos e produções é uma exigência que esta imposta aos docentes , sendo preciso ir em busca para não ficar de fora do mercado de trabalho.
    Aline Cássia Mazutti/ Acadêmica DEAD/UNEMAT

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  27. Parabéns, professora Cleide! Achei seu texto bem interessante. Deve-se ter em mente que o professor é um dos atores de qualquer processo de ensino-aprendizagem; Não é mais considerado um simples transmissor de conhecimento, mas é o profissional encarregado de orientar os alunos para a conquista de novas habilidades. É por isso que o professor deve passar por processos de formação contínua, sendo estes os principais requisitos para alcançar uma educação de qualidade.
    Na América Latina, a formação contínua em ensino avançou, ainda há limitações e barreiras que devem ser superadas, é um processo de desenvolvimento que contempla atitudes, comportamentos e habilidades.
    A formação contínua envolve a atualização de conhecimentos, habilidades e atitudes, não apenas no campo disciplinar em si, mas também no campo pedagógico, o que contribui para a perfeita prática de ensino, pois com isso eles podem entender e planejar um planejamento.

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    1. Isso mesmo Letícia, a formação contínua e necessária e o professor precisa dela para estar a altura dos paradigmas da educação que surgem com os novos sujeitos a cada instante.
      Obrigada querida pela participação. É um privilégio ter o comentário de uma Decana da UTIC-PY.

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  28. Estamos em meio a uma transição de um modelo de ensino um modelo que tinha como base um quadro negro com um professor ensinando uma turma de alunos relativamente homogênea esse modelo Já está ficando como uma forma inadequada de se ensina, disso vem um dos grandes desafios para a construção de uma identidade de trabalho para os atuais professor e para aqueles que estão em formação pra muitos vai modificar seus conceitos que formou em anos de trabalho, esse novo tipo de faz necessário um conhecimento com cultura não basta transmitir e para esse processo o professor terá um papel determinante para o resultado da aprendizagem. O professor sairá de um sujeito individual com os alunos e entra para um coletivo com outros professores que não necessariamente vai estar na sala de aula muitas vezes estará no no bolso do aluno através de um celular podendo levar ao aluno confrontar as ideias do professor de sala de aula, o desafio será construir essa nova identidade sem perder a essência do que o professor de verdade.
    Marcos Jusselino Da Silva Gomes

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  31. Parabéns pelo trabalho. Considero bem relevante a temática do artigo. Pois, diante da realidade atual que exige capacitação e eficiência no trabalho. O professor precisa sempre está buscando enriquecer o seu currículo e ao mesmo tempo inovando sua prática diária em sala de aula. Contudo, estas inovações devem estar condizentes com as necessidades e interesses dos alunos para que possa gerar uma aprendizagem ativa e construtiva.

    Por Amarildo de Sousa Rabelo

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  32. Gostaria de saber se você concorda e considera relevante esta forma de avaliação para a entrada no mercado de trabalho como o melhor direcionamento para o êxito do processo de ensino-aprendizagem?
    Por Amarildo de Sousa Rabelo

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  33. Parabéns pelo trabalho. Não é só o conhecimento acadêmico que faz a diferença na formação. Desde o início, é fundamental que haja incentivo para o contato e a prática com o mercado de trabalho. No entanto, a uma exigência para ter um bom currículo , isso causa até uma certa frustração . Já que o mundo profissional está a cada dia competitivo.

    Ana Leticia Araújo Goes CESC-UEMA

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  34. Professores tem que ser valorizados em qualquer parte do Brasil porque são sempre importantes.
    Misael Croto Canela

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  35. Parabéns pelo trabalho .O mercado de trabalho exige do professor essa busca por títulos, o problema está relacionado ao interesse de cada profissional , se todos professores aproveitassem essas formações para a busca de novos conhecimentos e não somente para busca de títulos, certamente a educação teria um grande avanço na sua qualidade.

    Ruth Lima Barabach Cerqueira

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  36. Como enriquecer o currículo numa sociedade capitalista,que nos impulsiona a trabalhar cada vez mais,cadê o tempo para formação?

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  37. Respostas
    1. Parabéns pelo trabalho!! Bem interessante o tema . o contexto atual exige muito do profissional , o mesmo precisa está sempre se atualizando buscando sempre conhecimento.

      Amanda Gabriela do Rego Nascimento

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  38. Concordo plenamente. O professor precisa sempre está buscando enriquecer o seu currículo

    Amanda Gabriela do Rego Nascimento

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  39. Boa noite, professora Cleide!
    Parabéns pelo trabalho, a leitura do mesmo fez eu entender como caminhar e fortalecer meu currículo mesmo durante a graduação.
    Laiane Ferreira Guimarães
    Universidade Federal Do Maranhão Campus VII(UFMA) CODÓ.

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  40. Boa Noite!!!

    Parabéns pelo texto, o professor nos dias atuais, deve estar sempre atualizado em busca de novos conhecimento, renovando assim seus currículos, para enfrentar o mercado de trabalho que esta a cada dia tão concorrido e exigente.

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    1. NEUDIANE PEREIRA DOS SANTOS

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    2. Obrigada Neudiane, precisamos sempre estar atualizadas no contexto educacional.

      Cleide Carvalho.

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